Quais são as principais características do relevo brasileiro?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.

O relevo é o conjunto de formas dispostas ao longo da superfície terrestre, logo, tal conceito reúne as feições geomorfológicas que ocorrem na litosfera do planeta. As quatro grandes formas de relevo são montanha, planalto, depressão e planície. Os planaltos são as formas predominantes no relevo brasileiro.

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.

Importância do relevo
É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar. Sua importância também é vista na economia de muitas regiões agrícolas, já que alguns produtos só podem ser cultivados em certos lugares.

O relevo brasileiro é caracterizado por estruturas geológicas antigas. A exceção são as planícies, que são depósitos sedimentares recentes, marcadas pelo processo de deposição.

Tipos de relevo
A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

Depressões são uma das classificações de relevo. Suas principais características estão relacionadas ao nível altimétrico (altitude) em que se encontram: costumam estar rebaixadas em relação às áreas que as limitam, podendo ser encontradas também abaixo do nível do mar.

Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.

Diferença entre Planalto e Planície
Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 300 metros de altura em relação ao nível do mar. As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grande variação de altitude.

Planalto: Locais com uma altitudes maiores do que 300 Metros, são geralmente locais com topos retos. Planície: Locais que possuem mais ou menos áreas no nível do mar, são áreas sem muitos morros. Depressão: Locais que são geralmente mais baixos do que os locais a sua volta, como as crateras.

planalto central brasileiro

O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros.

No Brasil, existem vários tipos de relevo, mas os principais são: planaltos, planícies e depressões. Em menor quantidade também podemos encontrar montanhas.