O que é Estado governo e nação?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista). A Nação, por outro lado, tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos.

Um estado-nação é uma área histórica que pode ser identificada como possuidora de uma política legitimada, que pelos próprios meios, constitui um governo soberano. Enquanto um estado pode ser definido como uma entidade política e geopolítica, já nação é uma unidade étnica e cultural.

O termo Estado (do latim status: modo de estar, situação, condição) data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.

Maluf aponta os fatores de formação do conceito de Nação. São fatores naturais (ter- ritório, unidade étnica e idioma comum), históricos (tradições, costumes, religião, leis) e psicológicos (aspirações comuns, consciência nacional) (MALUF, 2003, p.

O Brasil é considerado um Estado-Nação porque possui um Estado (política, governo e território) alinhados com os aspectos Nacionais (sociedade com uma identidade). Ele é reconhecido por outros países e organismos internacionais, além de ter soberania econômica e política.

Nação é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam o mesmo idioma e tem os mesmos costumes, formando assim, um povo. Uma nação se mantém unida pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

A função do governo é garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, bem como assegurar o funcionamento regular das instituições democráticas. O governo também tem como responsabilidade fiscalizar e controlar a atuação dos demais órgãos do Estado, além de manter a ordem interna e promover o bem-estar social.

1 condição, situação, ponto, circunstância, disposição, posição, modo.

Destacam-se duas principais formas de estabelecimento Estatal: o Estado Unitário e o Estado Federativo.

O Estado surge quando a produção agrícola aumenta o suficiente para ter um excedente econômico e regular. Uma oligarquia, formada por militares e sacerdotes, assume o poder e passa a controlar esse excedente. Essa forma de poder se expande, aumenta sua complexidade, forma impérios.

O conceito de nação que temos hoje formou-se na passagem do século XVIII para o XIX, na Europa, no contexto da crise do Antigo Regime. A nação foi a forma de legitimar o novo tipo de governo que surgia. O século XIX assistiu à expansão do nacionalismo.

O país é um território delimitado por e a partir de relações de poder, tendo que apresentar território autônomo, governo e população. Atualmente (2011), a Organização das Nações Unidas (ONU) considera a existência de 192 países. Contudo, podemos destacar outros dois que não estão nessa lista: Vaticano e Taiwan.