Qual é o tipo de paisagem?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

As paisagens podem ser classificadas em duas categorias: paisagem natural e paisagem cultural ou antrópica.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão. Paisagem natural e cultural são diferenciadas pelos elementos que as compõem.

Alguns exemplos de paisagens naturais incluem geleiras, desertos, florestas, savanas, o fundo do mar, pântanos e outros.

Uma área de floresta com rios, cachoeiras e animais silvestres constitui um exemplo de paisagem natural. Já a área de uma cidade ou um campo de cultivo agrícola são exemplos de paisagens culturais.

Quais são os tipos de paisagem?

  • Paisagem natural: é aquela formada por elementos naturais que não foram alterados pela ação dos seres humanos. ...
  • Paisagem cultural (modificada ou humanizada): é aquela formada por elementos construídos e modificados pela ação dos seres humanos (ação antrópica).

A paisagem cultural é formada por meio da intervenção antrópica no espaço natural. As zonas urbanas são um exemplo clássico de paisagem cultural. As cidades são um exemplo de paisagem cultural. Paisagem cultural é aquela composta por elementos construídos e/ou modificados pelo ser humano.

Paisagem cultural é aquela formada a partir da interferência humana. Ela possui tanto elementos naturais quanto elementos culturais, criados ou transformados pela ação antrópica, como casas, edifícios, ruas, avenidas, pontes, estradas, postes e cercas.

8. A paisagem histórica urbana é a área urbana que resulta da estratificação histórica de valores e atributos culturais e naturais, que transcende a noção de "centro histórico" ou de "conjunto histórico" para incluir o contexto urbano mais abrangente e a sua envolvente geográfica.

Na paisagem rural, por exemplo, é comum observar a presença abundante de áreas verdes, plantações e espaços de criação de animais. A fauna e a flora são mais diversificadas e em geral a aglomeração de pessoas é menor.

A paisagem rural significa então, o lugar onde se estabelece o encontro entre os processos naturais e humanos no espaço.

Paisagem natural é uma área inalterada ou que sofreu pouca interferência antrópica. Ela pode ser estática, como as montanhas, ou dinâmica, como as florestas. A paisagem natural apresenta elementos essencialmente naturais.

Enquanto a paisagem cultural é o retrato da intervenção humana no meio, a paisagem natural é aquela onde predominam os elementos naturais, ou seja, onde houve pouco ou nenhuma intervenção humana.