Qual a diferença entre espaço natural e espaço cultural?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

A paisagem natural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana. Já a paisagem cultural, como vimos, pode conter ambas as classes de elementos, ou seja, naturais e criados ou transformados pelo ser humano.

O espaço geográfico sofre as consequências das práticas econômicas e sociais dos seres humanos, seja meio rural quanto o meio urbano. Já o espaço natural é todo lugar que ainda não sofreu esta interação.

Enquanto o espaço natural é aquele intocado pelo homem, a natureza em si sem interferência, o espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pela ação humana.

a) espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto que na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural. b) na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.

Espaço natural é aquele onde não teve nenhuma intervenção humana, como algumas montanhas e picos. O espaço Cultural é ao contrário do espaço natural, ou seja, já teve intervenção humana, como por exemplo Parques ecológicos ou até mesmo praias.

Numa paisagem, encontramos elementos naturais, que são próprios da natureza e elementos culturais, que foram criados pelo ser humano.

Os elementos naturais são aqueles que foram criados pela ação da natureza, como as árvores, os rios e as nuvens. Já os elementos culturais são aqueles construídos pelo ser humano.

Resposta: Elementos naturais árvores, rios, algumas matas e elementos construídos pelo homem casas, asfalto, prédios.

A paisagem natural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana. Já a paisagem cultural, como vimos, pode conter ambas as classes de elementos, ou seja, naturais e criados ou transformados pelo ser humano.

O espaço natural é todo aquele que nunca foi modificado pelo homem, ou seja locais onde o homem ainda não foi capaz de realizar modificações suficientes, podemos citar como elementos os mares, vegetação, ou seja elementos físicos de um lugar onde o homem não alterou.

A paisagem cultural é formada por meio da intervenção antrópica no espaço natural. As zonas urbanas são um exemplo clássico de paisagem cultural. As cidades são um exemplo de paisagem cultural. Paisagem cultural é aquela composta por elementos construídos e/ou modificados pelo ser humano.

A paisagem cultural é entendida, assim, sempre como conjunto espacial composto de elementos materiais construídos associados a determinadas morfologias e dinâmicas naturais, formas estas que se vinculam a conteúdos e significados dados socialmente.

Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas. Esses símbolos marcam a presença social e identificam a paisagem.

Todas as pessoas têm direito à cultura, seja de forma a produzi-la ou simplesmente utilizá-la da maneira que desejar, tais espaços culturais permitem que seus usuários possam encontram o conhecimento através da sua participação nas atividades relativas à informação, criação e discussão.

Os espaços culturais são de suma importância, além de ser um ambiente de desenvolvimento cultural, incentivam também o desenvolvimento social, pois é um local que proporciona o convívio e troca de experiência entre as pessoas de diferentes faixas etárias, independente de classe social.