Como se dá a organização do Estado?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A União se auto-organiza por meio da Constituição da República e das leis federais, ao passo que os Estados se organizam por meio das Constituições Estaduais e das leis estaduais. O município, por sua vez, se auto organiza por meio das leis municipais e leis orgânicas. O mesmo ocorre com o Distrito Federal.

Organização política é qualquer organização que se envolva no processo político, incluindo partidos políticos, organizações não governamentais, e grupos de interesse. Organizações políticas são aquelas envolvidas em atividades políticas (por exemplo, lobismo, organização comunitária, publicidade de campanhas etc.)

ESTRUTURA DO ESTADO. Organização das relações sociais (poder) através de procedimentos técnicos preestabelecidos (instituições, administração), úteis para a prevenção e neutralização de conflitos.

A forma de Estado diz respeito à sua estrutura, sua composição material. À forma como ele se organiza politicamente. Destacam-se duas principais formas de estabelecimento Estatal: o Estado Unitário e o Estado Federativo.

O conceito de organização dos poderes como conhecemos hoje emplacou na política no século XVIII, com um forte sentimento antiabsolutista, representado pelo pensamento de John Locke e Montesquieu, isto é, a divisão do poder uno do Estado em funções que são exercidas por órgãos diferentes e autônomos para evitar a ...

A Constituição Federal trata da organização do Estado brasileiro a partir do seu artigo 18, onde dispõe que “a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.”

A estrutura social é a divisão da sociedade em camadas sociais, as quais surgem mediante fatores econômicos, políticos e religiosos, entre outros. Assim, a estrutura social pode ser classificada em familiar, política, econômica, cultural, religiosa, educacional, militar.

O Estado, com “E” maiúsculo, é formado pela união de Três Poderes de diferentes áreas: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

A organização do Estado visa à prestação de serviços em prol do público em geral, para o bem da coletividade, da população. A estrutura organizacional da Administração Pública visa desburocratizar, descentralizar e desconcentrar os circuitos de decisão, com objetivos específicos.

Governador é o responsável pela administração e gestão dos estados brasileiros. Atualmente, o Brasil tem 27 governadores (26 estados + o Distrito Federal). O governador é o responsável pela administração de seu estado e escolhido pela população por meio de uma eleição.

Formas de Estado – Estado unitário, federação e confederação. organização do Estado brasileiro, estabelecendo a divisão espacial do poder (distribuição de competências entre as diversas entidades político-administrativas que compõem a República Federativa do Brasil).

Como sabemos, o Brasil é uma república federativa presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas pelo presidente.

Três posições para a formação do Estado

  • O Estado sempre existiu, desde que o homem habita o planeta Terra. ...
  • A sociedade humana existia antes mesmo do Estado. ...
  • O Estado age como uma sociedade política e é abastecido de algumas características bem definidas.

No Brasil, o Poder Executivo e o Poder Legislativo são definidos a partir de votação direta, enquanto o Poder Judiciário é direcionado por ministros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado.

Organização dos Poderes
Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade o poder é um só, ocorrendo uma divisão de atribuições e funções do Estado. O mesmo necessita praticar atos para se mostrar presente na vida dos governados.