Qual é o tipo de relevo de São Paulo?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

O território do Estado é composto por três unidades de relevo, planície litorânea, planaltos e depressões.

Relevo da cidade de São Paulo
A cidade está situada no domínio geomorfológico do Planalto Paulistano, sendo composta por terrenos acidentados, onde se observa a presença de feições planas próximo ao curso dos rios (planícies aluviais), bem como de morros e serras, como a Serra da Cantareira.

O estado de São Paulo está situado sobre um amplo planalto, com cerca de 600 km de extensão no sentido sudeste-noroeste, orlado a leste por uma estreita planície litorânea de aproximadamente 40 km de largura média.

São Paulo encontra-se numa área em que há a predominância de planaltos. As formações encontradas no município são morros, serras e planícies. O ponto mais elevado da cidade é o Pico do Jaraguá, na Serra da Cantareira, com 1.135 metros. Vista da cidade de São Paulo do seu ponto mais alto, o Pico do Jaraguá.

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

De acordo com a classificação de Koppen, o clima de São Paulo é Cwa, também chamado de subtropical úmido, caracterizado por um inverno notadamente seco e um verão bastante chuvoso.

Por sua vez, a vegetação de São Paulo é composta por formações de Mata Atlântica, nas regiões litorâneas e de maior altitude, e de Cerrado, nas áreas interioranas do estado.

O Planalto Paulista se localiza na região do estado de São Paulo, entre a Serra do Mar e a cidade de Campinas, tendo em média 770 metros acima do nível do mar. Toda a região metropolitana de São Paulo, além de algumas cidades próximas, como Ibiúna e Jundiaí estão localizadas no planalto.

Trata-se da unidade de federação mais populosa do país, com 46 milhões de pessoas, e abriga também a cidade com maior concentração de habitantes do Brasil, que é a sua capital. O estado possui clima Tropical e relevo caracterizado pela presença de planaltos e depressões.

O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.

Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

Sua topografia regular se desdobra em amplo conjunto de colinas, entre as quais serpenteiam vales rasos e largos. A esses traços gerais acrescentam-se ainda algumas outras feições de relevo ligadas ao planalto paulista.

O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas. No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos.

Planaltos correspondem a um tipo de relevo que apresenta superfícies relativamente planas e irregularidades em suas superfícies provocadas pelo desgaste proveniente de processos erosivos.