Como se define um planalto?

Perguntado por: ifigueiredo7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.

Diferença entre Planalto e Planície
Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 300 metros de altura em relação ao nível do mar. As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grande variação de altitude.

O planalto, também chamado de platô, é um tipo de relevo que caracteriza uma região plana com elevadas altitudes (acima de 300m), as quais apresentam superfícies regulares e irregulares. São formas de relevo formadas pelas erosões da água e do vento.

planalto central brasileiro

O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros.

Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

As formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões. Elas representam o conjunto de formações geomorfológicas existentes na superfície terrestre. As formas de relevo são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná.

Planaltos são relevos constituídos por irregularidades (de forma ondulada), grande parte dos casos localizados em altitudes superiores a 300 metros acima do nível do mar. As serras escarpas e chapadas são consideradas planaltos.

Planalto Brasileiro, que cobre a maior parte das porções leste, sul e central do Brasil, totalizando quase a metade da área territorial do país, com cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados. A maioria da população brasileira vive na região limítrofe do planalto com a Planície Litorânea do Brasil.

Podemos classificar os planaltos em três tipos:

  • planaltos formados por rochas de origem sedimentar (sedimentares);
  • planaltos formados a partir de uma rocha de origem vulcânica (basálticos);
  • planaltos formados por rochas de origem metamórfica e magmática (cristalinos).