Quais são as principais características da indústria brasileira?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica.

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

aumento da produtividade industrial e agrícola; aumento do consumo; generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.

Indústria no Brasil
O setor industrial é um dos principais geradores de empregos no país, empregando 9,7 milhões de brasileiros e contribuindo com 20,4% dos empregos formais. Além disso, a indústria representa 20,4% do PIB, mas é responsável por 69,2% das exportações e investimentos em P&D.

Dentre as indústrias de maior destaque no Brasil estão a automotiva, petroquímica, de produtos alimentícios, de minerais não metálicos, metalúrgicas, de produtos químicos, têxtil, entre outras.

Petrobras

Petrobras (.) Publicado em 7 de agosto de 2014 às, 14h39.

Produção em larga escala, barateando o preço final do produto produzido. Presença da divisão social do trabalho. Presença, nas indústrias, de trabalhadores especializados na operação de determinados tipos de máquinas.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

Moderna. Também conhecida como indústria de transformação, tem como principal característica o emprego de maquinários para a realização de boa parte das tarefas envolvidas na produção. Outro ponto importante é a menor necessidade de mão de obra, que se torna também cada vez mais qualificada.

A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.

A primeira fase da industrialização brasileira foi caracterizada por uma época onde o país ainda era uma colônia europeia. Deste modo, Portugal, que comandava o Brasil na época, não permitia que indústrias se instalassem no país.

Tipos de industrialização

  • Industrialização clássica.
  • Industrialização planificada.
  • Industrialização tardia ou periférica.

região Sudeste

A região Sudeste é a mais urbanizada e a mais industrializada do Brasil.

A maior concentração de indústrias brasileiras está situada na Região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde o processo de industrialização teve início.