Como funciona a indústria?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

A indústria compreende o conjunto de empresas encarregadas de transformar matérias-primas em produtos e serviços comercializáveis. Ela se classifica em indústria de base (ou indústria pesada), bens intermediários e bens de consumo. Estes últimos subdividem-se em bens duráveis e não duráveis.

Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.

Cada tipo de indústria precisa de alguns fatores de maneira mais intensa que outras, todas precisam de coisas mais básicas como facilidade para transporte e uma boa rede de comunicação, mas por exemplo: as indústrias de base, como as extrativas, precisam das matérias primas, ou pelo menos proximidade delas, e de ...

Indústria de bens semi-duráveis: produzem artigos que oferecem uma vida útil média, como roupas, calçados, celulares entre outros. Indústria de bens não-duráveis: encarregada pela produção de bens perecíveis, cuja durabilidade é rápida, como o ramo de alimentos e medicamentos.

A indústria tem a finalidade de transformar matérias primas em vários tipos de produtos. As indústrias são muito importantes para o desenvolvimento do país. Um país desenvolvido tem um setor industrial muito grande, pois geralmente abrange o país inteiro e até outros países.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

A atividade industrial consiste no processo de transformação da matéria-prima, proveniente da natureza, em qualquer bem de consumo, durável ou não durável. Os tipos de indústrias são classificações que levam em conta o tipo de produção industrial, ou seja, o que aquela indústria produz.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica. Neste artigo vamos conhecer os principais setores industriais do Brasil e entender um pouco sobre a importância de cada um para a economia nacional.

Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.

Mas a importância de seu trabalho se mede, especialmente, pelos efeitos que causa em todos os outros segmentos da economia. É possível dizer que eles estão no topo de uma cadeia, fornecendo produtos e tecnologias que viabilizam ou alavancam as atividades no comércio, nos serviços, nos transportes ou na agricultura.