O que é uma gestão participativa e democrática?

Perguntado por: jvieira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A gestão democrática e participativa tem como cerne envolver toda a equipe escolar e a comunidade na construção de uma proposta coletiva com projetos e ações a serem desenvolvidos, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, a Gestão Democrática é entendida como a participação dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, alunos e funcionários – na organização, na elaboração, acompanhamento e avaliação dos projetos pedagógicos, bem como na administração dos recursos da escola.

Nela, o poder de decisão é dividido com toda a equipe e não fica concentrado apenas na liderança, aumentando a autonomia e motivação dos profissionais. Isso não significa que não haja uma hierarquia dentro da companhia, mas, existe uma maior participação de todos os colaboradores na tomada de decisão estratégica.

A gestão além de democrática deve ser participativa e colaborativa. Partindo desse pressuposto, podemos levar em consideração que a gestão possui princípios democráticos que devem ser seguidos através da legalidade, com autonomia, participação, transparência, ética e pluralismo.

A participação popular e a gestão democrática fazem parte da tradição das chamadas “pedagogias participativas”. Elas incidem positivamente na aprendizagem. Pode-se dizer que a participação e a autonomia compõem a própria natureza do ato pedagógico. A participação é um pressuposto da própria aprendizagem.

O que é gestão participativa? Trata-se de um modelo administrativo de liderança baseado na confiança, na colaboração e na liberdade. Na gestão participativa, colaboradores de níveis hierárquicos diferentes atuam em conjunto, pois há espaço para todos participarem das decisões.

Na esfera da Educação, a gestão escolar participativa tem como objetivo incluir e engajar toda a comunidade escolar nos processos de tomada de decisões, na programação de objetivos, na implementação de projetos escolares e no auxílio da execução de atividades conjuntas.

O grande desafio da gestão democrática talvez seja fazer com que a comunidade escolar, através de suas representações, esteja envolvida neste processo, de ajudar a administrar a escola, de uma forma realmente participativa e responsável, buscando na qualidade de ensino a melhoria do aluno.

São eles:

  • Gestão pedagógica;
  • Gestão administrativa;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Gestão da comunicação;
  • Gestão de tempo e eficiência dos processos.

Fortalecer e ampliar a cultura da participação social, propiciando formações específicas para o exercício da participação e da cidadania. Melhorar a qualidade da participação social, fazendo com que os processos participativos, de fato, se traduzam em políticas públicas.

Desse modo, faz-se mister salientar que a gestão democrática e participativa contribui para uma gestão escolar proporcionando a ampliação da democratização da instituição, uma vez que com a participação de todos os membros da escola facilita o trabalho de ambos na distribuição de tarefas, sendo articuladas ambas umas ...

Gestão participativa é um modelo de liderança baseado na valorização e na participação de profissionais de diferentes níveis hierárquicos nas decisões da empresa. Ou seja, a gestão é descentralizada e as responsabilidades das decisões não são mais exclusivas de um pequeno grupo de líderes.