Como saber o meu tipo sanguíneo no RG?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Como proceder O interessado em ter o RG com a informação sobre o seu tipo sanguíneo deverá apresentar original e cópia do laudo do laboratório com data de até dez anos, informando o tipo sanguíneo e o fator RH. Também será aceita a carteira oficial de doador de sangue.

Existem ainda mais duas maneiras de chegar a essa resposta. Você pode procurar algum exame de sangue anterior, pois é muito comum que os médicos já tenham pedido a tipagem sanguínea em algum check-up. Por fim, a última forma de descobrir é fazendo uma doação de sangue.

O tipo sangüíneo e o fator RH poderão constar na cédula de identidade e na carteira nacional de habilitação caso o Projeto de Lei 1493/07 seja aprovado.

O que é fator Rh? De forma simples e direta, o fator Rh indica se o sangue é positivo ou negativo. O nome faz referência aos macacos da espécie Rhesus, que junto com coelhos, foram os cobaias dos pesquisadores Landsteiner e Wiener para a descoberta, nos anos 40.

Para saber se uma pessoa possui Rh+ ou Rh-, é realizado um exame no qual se mistura o amostra de sangue em uma solução de Rh. Se ocorre aglutinação das hemácias, o sangue é do tipo Rh+, se não ocorrer é porque a pessoa é Rh-.

Entre em contato por um dos canais de atendimento disponibilizados: Disque Saúde 136. Internet. Carta.

sangue B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

Esclarecemos que na relação de documentos listada em nosso Portal, consta as orientações para inclusão de Tipo Sanguíneo em seu RG. Documento para inclusão do tipo sanguíneo no RG (opcional).

Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.

Pelo hemograma é possível saber a tipagem sanguínea, de acordo com as estruturas presentes nos glóbulos vermelhos. Saber seu tipo sanguíneo é muito importante para doação ou transfusão sangue que podem ser necessárias em algum momento da vida.

A detecção do Rh fetal é realizada a partir de uma simples amostra de sangue periférico da gestante, através do uso da técnica RT – PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) em tempo real em pequenas quantidades de DNA circulante.

O fator Rhesus é um grupo sanguíneo, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos da maioria das pessoas. É conhecido, normalmente, como Rh positivo ou Rh negativo. Geralmente, os bebês herdam o fator sanguíneo do pai.

Na ficha civil do Instituto de Identificação e no RG, o tipo sanguíneo será identificado pelos caracteres A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ ou O-.

E sim, como você diz em sua pergunta, Rh- é mais raro que Rh +, e isso se deve a uma questão genética. Certamente você sabe que existem genes recessivos e genes dominantes. O gene que determina Rh+ é dominante e o gene que determina o Rh- é recessivo.