O que é a Lei de Keynes?

Perguntado por: npaz . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

A Lei de Keynes afirma que a demanda cria sua própria oferta; mudanças na demanda agregada causam mudanças no PIB real e no emprego. A zona keynesiana ocorre à esquerda da curva de OACP, onde esta é bastante plana.

A doutrina Keynesiana ficou conhecida como uma “revisão da teoria liberal”. Nesta teoria, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, afim de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego.

Keynes argumentava que a economia não era autoajustável e que o mercado livre não era capaz de garantir pleno emprego. Para ele, o Estado deveria intervir na economia para garantir o pleno emprego e o crescimento econômico.

criação do sistema de seguridade social, com destaque para o seguro desemprego e a Lei de Seguridade de 1935; direito de organização sindical; estímulo à produção agrícola; construção de uma grande quantidade de obras públicas, com destaque às hidrelétricas e rodovias.

Resposta: (B) Mesmo diante de críticas de todos os setores e as mudanças provocadas pela globalização, os países viram a necessidade de fazer seus registros econômicos de forma sistematizada e de caráter contábil.

O economista britânico John Maynard Keynes advogava o intervencionismo estatal como a única saída possível para o caos gerado pela Crise de 1929. E foi justamente tendo como norte as concepções keynesianas que a grande maioria das nações buscou revitalizar suas economias.

Atualmente, o país vive as inevitáveis consequências dessa política simplista, que culminou em endividamento recorde da população, acentuada desvalorização cambial, estagnação econômica e inflação de preços em ascensão.

Keynes escreveu a sua Teoria geral e a publicou em 1936 tendo em mente um objetivo principal: dar resposta, por meio da elaboração de uma teoria econômica, aos dois grandes problemas do seu tempo, a recessão e o desemprego.

Nesse sentido é que Keynes vem a defender, ao longo do capítulo, três principais medidas econômicas: a tributação progressiva, a eutanásia do rentista e a socialização do investimento.

A teoria econômica fornece um amplo instrumental de conceitos e critérios para que se possa entender e explicar o comportamento econômico do indivíduo e do mercado, dos preços e das rendas, e assim por diante.

1948

O keynesianismo no Brasil ganhou força com a atuação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), criada em 1948 e que teve como expoentes o renomado economista argentino Raúl Prebisch e o brasileiro Celso Furtado.