Quais são os componentes da demanda?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Resumo. Demanda agregada é a soma de quatro componentes: consumo, investimento, gastos do governo e as exportações líquidas.

A demanda agregada é um termo da macroeconomia dada pela soma de quatro componentes: consumo, investimento, gastos do governo e as exportações líquidas.

A A demanda agregada é composta por: Consumo (C), Gastos do Governo (G), Investimentos (I), Exportações menos Importações (X-M). A soma desses 4 componentes resulta na demanda agregada. Segundo a perspectiva Keynesiana, é a demanda agregada que determina a quantidade de produtos e de serviços vendidos na economia.

Outros fatores que deslocam as curvas de demanda

  • Mudando gostos ou preferências.
  • Mudanças na composição da população.
  • Mercadorias relacionadas.
  • Mudanças nas expectativas sobre preços futuros ou outros fatores que afetam a demanda.

Na ótica da demanda, o PIB é composto pelos seguintes componentes: consumo das famílias, consumo do governo, investimentos (ou formação bruta de capital fixo) e exportações líquidas de importações.

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Demanda agregada é uma métrica econômica que se refere ao total da demanda por todos os produtos e serviços dentro de uma economia. Ela é expressa pelo valor total de dinheiro trocado por esses produtos e serviços, em um determinado momento e um nível de preço específico.

A equação para uma curva de demanda é P= 2/Q.

Já a demanda se refere à quantidade que os consumidores querem e estão dispostos a comprar determinado bem, ou seja, a demanda é determinado pelos consumidores. Ela é influenciada pela renda dos cidadãos, preços, produtos similares, substitutos, entre diversos outros exemplos.

RESUMO. A demanda efetiva foi definida por Keynes como aquela que o empresário espera no momento em que decide investir. A partir dessa decisão, todas as outras variáveis essenciais são determinadas pelo modelo desenvolvido em A Teoria Geral, desde que uma série de outras variáveis seja considerada um dado.