Como funciona a curva de demanda?

Perguntado por: spaiva8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

A curva de demanda indica, para diferentes preços, quanto de um bem os consumidores estão dispostos a comprar. A curva de demanda é negativamente inclinada (descendente, da esquerda para a direita). Significa que quanto menor o preço do bem, maior a quantidade desejada pelos consumidores.

O que são curvas de oferta e demanda? A relação entre oferta e demanda pode ser representada graficamente. Para construir o gráfico, devem ser traçadas duas linhas: uma horizontal (quantidade) e uma vertical (preço). A oferta é uma curva de inclinação positiva enquanto a demanda é uma curva de inclinação negativa.

A curva da demanda de mercado é uma representação visual da relação entre o preço e a demanda de um determinado bem, dando-lhe uma ideia da demanda de um bem, da elasticidade da demanda, da elasticidade do preço e da curva de oferta.

A Lei da Demanda determina que um preço mais alto leva a uma menor quantidade demandada e que um preço mais baixo leva a uma maior quantidade demandada. Curvas de demanda e tabelas de demanda são ferramentas utilizadas para sintetizar a relação entre demanda e preço.

Uma curva de demanda ou uma curva de oferta é uma relação entre duas, e apenas duas, variáveis: quantidade no eixo horizontal e preço no eixo vertical. A premissa por traz da curva de demanda ou da curva de oferta é que nenhum fator econômico relevante, além do preço do produto, está mudando.

Como fazer um gráfico de oferta e demanda

  1. Crie uma planilha. ...
  2. Vincule a planilha ao painel de Dados do Lucidchart. ...
  3. Configure seu gráfico de oferta e procura no painel de Dados. ...
  4. Nomeie e ajuste os valores dos eixos para terminar de gerar seu gráfico. ...
  5. Gerencie, estilize e compartilhe.

Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.

A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.

Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

Em momentos de alta demanda, pode ser interessante contratar mais funcionários para dar conta de novos pedidos ou aumentar a oferta de serviços. Aprimorar processos e aumentar a capacidade de estoque também é um passo importante para que não falte matéria-prima na hora das vendas.

As curvas de demanda podem ser usadas para a relação preço-quantidade para um consumidor individual (uma curva de demanda individual) ou para todos os consumidores em um mercado específico (uma curva de demanda de mercado).

A curva de demanda tem inclinação negativa, demonstrando que os consumidores estão dispostos a comprar mais a um preço mais baixo, à medida que o produto se torna relativamente mais barato e a renda real do consumidor aumenta.