Quantos fator Rh existem?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

A compatibilidade sanguínea depende de outra tipagem: o fator Rh. Uma pessoa (tenha ela sangue tipo A, B, AB ou O) pode ser Rh positivo (Rh+) ou Rh negativo (Rh-).

Quanto ao Rh, aproximadamente 85% das pessoas é positivo. Sendo assim, os tipos mais comuns no país são O positivo e A positivo.

sangue B

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.

Do ponto de vista clínico, o antígeno D do sistema Rh é o mais importante dentro do grupo dos antígenos Rh (que contém 50 diferentes antígenos), por ser o mais imunogênico e responsável pela doença hemolítica do RN e de outras reações hemolíticas agudas ou retardadas.

E sim, como você diz em sua pergunta, Rh- é mais raro que Rh +, e isso se deve a uma questão genética. Certamente você sabe que existem genes recessivos e genes dominantes. O gene que determina Rh+ é dominante e o gene que determina o Rh- é recessivo.

Se os pais forem A+, existe uma chance de 18,75 a 25% de terem filhos O+. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-.

Rh nulo: o “sangue dourado”
Há que se mencionar ainda um tipo raríssimo de sangue, o chamado Rh nulo. Isso significa que os glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Esse tipo sanguíneo foi detectado pela primeira vez na década de 60 e desde então apenas 43 casos foram registrados no mundo.

Indivíduos tipo A possuem anticorpos naturais contra o antígeno B, e indivíduos tipo B possuem anticorpos contra o antígeno A. Indivíduos do tipo AB não possuem esses anticorpos naturais, e os do tipo O possuem anticorpos contra ambos os antígenos A e B.

Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, o sangue mais comum é o O+, que corre nas veias de 39% da população mundial. E no posto de mais raro está o AB-, que é o tipo de 0,40% da população.

Quem tem este sangue pode doar para todos os outros tipos sanguíneos, enquanto o AB+ recebe de todos os tipos. Além disso, o tipo O+ é compatível para doação com o subgrupo Rh positivo, o que inclui O+, A+, B+ e AB+. Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+.

ABO: TIPAGEM REVERSA:
Determina a presença ou ausência dos anticorpos ABO (anti-A e anti-B) no plasma ou soro.

Você já quis mudar seu tipo sanguíneo? Até agora isso não é possível, porém, um grupo de cientistas das universidades de Copenhagen, na Dinamarca, e Aix-Marsella, na França, conseguiu identificar duas enzimas que convertem o sangue dos grupos A, B e AB em O.