O que é a gestão de pessoas?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 19 de julho de 2023
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Gestão de Pessoas: o que é, principais processos, objetivos e seus pilares. Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de RH que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Ou seja, a gestão de pessoas é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Os objetivos da gestão de pessoas

  • Diminuir conflitos;
  • Motivar colaboradores;
  • Melhorar a comunicação interna e externa;
  • Aumentar a competitividade;
  • Incentivar o trabalho em equipa;
  • Gerar resultados mais satisfatórios no produto/serviço final.

A gestão de pessoas é uma estratégia adotada para assegurar que os funcionários de uma empresa estejam envolvidos com seu trabalho e encontrem as melhores condições possíveis para realizá-lo em alto nível. Para tanto, baseia-se em medidas que visam a constante evolução dos funcionários e que promovem o bem-estar.

Gestão de pessoas como competência da liderança
Motivar cada colaborador e engajar a equipe com uma visão e missão estimulantes. Criar uma cultura de responsabilização mútua.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

A importância da gestão de pessoas
Portanto, a gestão de pessoas é extremamente importante, pois ajuda tanto a empresa como os colaboradores a se sentirem mais motivados a trabalhar na empresa, criando um ambiente mais cooperativo e com maior flexibilidade ao tratar bem as pessoas.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.

O departamento de Recursos Humanos é o contingente de responsáveis que faz a ponte entre a empresa e o colaborador. Gestão de Pessoas são as metodologias e as ferramentas, pelas quais você irá desenvolver e gerir as competências desses colaboradores.

Gente e gestão é o setor responsável por todo Recursos Humanos de uma empresa. Sendo assim, geste e gestão cuida do capital humano em diversas frentes: recrutamento, admissão, avaliação de desempenho, departamento pessoal e engajamento.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Conheça as 5 práticas essenciais na gestão de pessoas

  1. Trabalhe o alinhamento de metas e competências. ...
  2. Cultive a cultura de feedbacks. ...
  3. Valorize a retenção de talentos. ...
  4. Desenvolva a liderança horizontal. ...
  5. Considere o perfil comportamental nos processos seletivos.

Se você tem interesse nesse assunto, conheça a seguir os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas que você não pode perder de vista!

  1. Treinamento e desenvolvimento. O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. ...
  2. Comunicação. ...
  3. Liderança. ...
  4. Processos. ...
  5. Trabalho em equipe.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Os três eixos de competência que líderes precisam desenvolver são a autoliderança, liderança de pessoas e liderança do negócio.

Qual o principal objetivo da gestão de pessoas? Podemos falar que a gestão de pessoas busca “humanizar” as empresas de forma com que a organização tenha um contato e uma relação mais envolvida e próxima com seus colaboradores, isto é, fazendo com que fiquem mais motivados, engajados e pertinentes.

5 benefícios da gestão de pessoas que podem melhorar o desenvolvimento empresarial

  • Contratações certeiras.
  • Produtividade e motivação.
  • Alinhamento dos objetivos.
  • Desenvolvimento dos funcionários.
  • Melhoria no ambiente de trabalho.
  • Considerações finais.