Quais são os 3 tipos de industrialização?

Perguntado por: emarinho9 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica.

Tipos de industrialização

  • Industrialização clássica.
  • Industrialização planificada.
  • Industrialização tardia ou periférica.

Fases da industrialização brasileira

  • 1a fase – Período Colonial. ...
  • 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
  • 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
  • 4a fase – Governo JK e as multinacionais.

A indústria corresponde ao conjunto de empresas que realizam a transformação de matérias-primas em bens acabados ou intermediários. Pode ser dividida em indústria de base, de bens intermediários ou de bens de consumo, os quais, por sua vez, dividem-se entre bens duráveis e não duráveis.

As indústrias são classificadas conforme a finalidade em três grupos: indústrias de bens de produção; de bens de capital; e de bens de consumo.

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

No Brasil, os mais importantes polos industriais estão divididos da seguinte maneira:

  • Região Sudeste. São Paulo. ...
  • Região Sul. Rio Grande do Sul. ...
  • Região Nordeste. Recife.

A industrialização é o nome que se dá para o processo onde os países deixam uma economia voltada para a agricultura ou para a manufatura, para adentrar na modernização do processo industrial. Esse processo teve início na Inglaterra, através da denominada revolução industrial.

A Industrialização é um processo socioeconômico que consiste na criação de indústrias e no aprimoramento de tecnologias. Neste fenômeno, a máquina passa a substituir o homem em determinadas tarefas, intensificando o processamento das matérias-primas em bens de consumo e produção.

As primeiras indústrias do país estavam ligadas à extração mineral, produção de calçados, tecidos e alimentos.

aumento da produtividade industrial e agrícola; aumento do consumo; generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.

A industrialização brasileira pode ser caracterizada como um processo tardio, que se desenvolveu a partir do final do século XIX e início do século XX, impulsionado pelo capital oriundo da cafeicultura. Esse processo se divide em quatro diferentes fases.

A industrialização no Brasil foi historicamente tardia ou retardatária. Enquanto na Inglaterra acontecia a Primeira Revolução Industrial, o Brasil vivia sob o regime colonial e escravista. Desta maneira, as primeiras fábricas só puderam ser abertas com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808.