Quais são as pessoas que não podem tomar creatina?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

"Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra. Marcela.

Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.

Aumento da pressão arterial: quem convive com o quadro de hipertensão, a creatina faz mal se não houver recomendação médica. A razão é que a substância pode elevar a pressão arterial. Problemas renais: “em pessoas saudáveis, a suplementação com creatina não é prejudicial para os rins.

Creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas.

A Creatinina (e não creatina) é um marcador de função renal, o mais utilizado, e é eliminada pelos rins. Quando os rins não conseguem filtrar o sangue de maneira correta, esses metabolitos voltam para a corrente sanguínea, e por isso a creatinina alta consegue ser um marcador de dano renal.

Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.

Por exemplo, há pesquisas que mostram que o uso contínuo de creatina pode auxiliar na saúde do cérebro. Dessa forma, é uma possível aliada no tratamento de doenças como ansiedade e depressão.

Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana.

Pessoas com diabetes devem evitar a suplementação com a creatina, já que ela pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e pode causar alteração no efeito das medicações para controle da glicose.

O consumo de creatina por pessoas saudáveis nas doses recomendadas não faz mal para a saúde nem afeta os rins. Até o momento, não há evidências científicas que sustentem que o uso do suplemento possa causar alguma lesão renal em pacientes saudáveis.

A creatina isolada, sem realização de exercícios não trará o efeito desejado. Não terá benefício nem malefício. Sabemos que com a idade ocorre perda de massa muscular, portanto é de extrema importância a realização de atividade física e fortalecimento muscular nesta faixa etária.

O protocolo de suplementação praticamente consensual é o de administração de 3 a 5g diariamente, e o efeito de ganho de músculo e força é esperado após um período de seis a oito semanas de suplementação. Existe também uma estratégia que preconiza uma dose maior de creatina na primeira semana de uso.

Apesar da existência de inúmeros relatos de caso na literatura indicando que a creatina possa prejudicar a função renal, não há evidências sustentáveis de que essa substância possa apresentar riscos a homens saudáveis.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)