Quais são as complicações de uma colonoscopia?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Durante o exame, alterações dos sinais vitais como hipóxia e hipotensão podem ser induzidas pelos sedativos. Em relação à colonoscopia per si, as complicações estão relacionadas à técnica de exame e aos procedimentos terapêuticos, sendo o sangramento e a perfuração suas principais consequências indesejadas.

As complicações são mais comuns quando se necessita retirar um ou mais pólipos. Ainda assim, o risco é muito baixo. Sangramentos podem ocorrer a partir de biópsias ou remoção de pólipos, mas é geralmente mínimo e podem ser facilmente controlados. Outra complicação possível, mas rara, é a perfuração do cólon.

Quais os riscos associados à colonoscopia? A colonoscopia é um exame bastante seguro, mas não deixa de ser invasivo. Porém, os riscos associados à colonoscopia são de apenas 0,2%. Em geral, os riscos também estão associados à retirada dos pólipos.

Os sintomas de uma perfuração intestinal durante ou após uma colonoscopia podem variar, dependendo da gravidade da lesão. Alguns sintomas comuns incluem dor abdominal intensa, distensão abdominal, febre, náuseas e vômitos.

Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopia com finalidade diagnóstica.

Independentemente de a colonoscopia estar normal, existe um percentual de pequenas lesões que não são detectadas no exame. Pólipos pequenos, menores que 5 mm de diâmetro, podem não ser vistos em até 20% dos casos.

Por isso, é recomendado que em casa permaneça acompanhado e em repouso pelas próximas 12 horas. Inicie a alimentação com a ingestão de líquidos (exceto leite e refrigerantes) uma hora após o exame e dieta pastosa nas primeiras 12 horas após o procedimento.

O ar introduzido no cólon poderá causar algumas dores ligeiras no abdómen (zona do estômago) algumas horas após o exame. Todavia, tais dores são normais, sendo muito importante libertar os gases, o que irá ajudar a reduzir a flatulência e a expelir o ar.

Quais complicações podem ocorrer após o exame de colonoscopia? As mais comuns são: dores abdominais, cólicas, presença de flatos (gases), fezes com presença de sangue e diarreia.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

A perfuração intestinal é uma condição que exige atenção médica imediata. Essa condição ocorre quando um orifício ou rompimento se forma no revestimento do intestino. Isso permite que o conteúdo intestinal vaze para a cavidade abdominal, resultando em uma infecção potencialmente perigosa chamada peritonite.