Quais os sinais de câncer no reto?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Câncer de cólon: sinais e sintomas

  • Presença de sangue nas fezes.
  • Dores abdominais.
  • Dores ao evacuar.
  • Diarreia ou prisão de ventre que não passam.
  • Sensação de empachamento.
  • Mudanças no apetite.
  • Perda de peso inexplicável.

O câncer no reto (parte final do intestino grosso, conectado ao cólon e ao ânus) é um dos principais tipos de tumores gastrointestinais. Como as demais neoplasias do grupo, ele costuma começar assintomático e, conforme avança, pode provocar alguns sintomas, como dores abdominais, sangue nas fezes, entre outros.

O câncer do intestino grosso, também conhecido como colorretal, surge a partir da multiplicação desordenada das células do cólon e reto. A partir desse descontrole celular, surgem os pólipos – pequenas lesões que crescem nas paredes do intestino e que servem de alerta, pois podem evoluir para o câncer.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

O excesso de peso e a má alimentação, além do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas, também contribuem para o aparecimento da enfermidade. Pacientes com doenças inflamatórias do intestino também são mais propensos ao desenvolvimento do câncer colorretal.

O câncer colorretal pode não apresentar qualquer manifestação clínica, mas, se ocorrer, pode causar um ou mais dos seguintes sintomas: Diarreia ou constipação. Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado. Presença de sangue nas fezes.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Outra alteração que pode acontecer é que as fezes podem ficar mais finas – “fezes em fita” – devido ao estreitamento causado pelo tumor. A doença pode causar dor no reto se o tumor estiver nessa localização.

alteração do formato das fezes, que passam a ser mais alongadas e finas; dores para evacuar; falta de sensação de alivio ao evacuar, como se ainda houvesse um peso a ser liberado; acúmulo de fezes na região abdominal, causando problemas de digestão e inchaços.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Sintomas Proctite:

  • Sangramento retal;
  • Sensação frequente da necessidade de evacuar;
  • Dor retal;
  • Dor no lado esquerdo do abdômen;
  • Diarreia;
  • Dor com os movimentos do músculo do intestino.

O câncer colorretal é, na maioria das vezes, curável, quando diagnosticado precocemente, e ainda não se disseminou para outros órgãos. Mas, devido ao fato da muitas pessoas não realizarem exames de rastreamento, apenas 40% são diagnosticadas em estágio inicial quando o tratamento tem mais chances de ser bem sucedido.

A resposta é: não. As hemorroidas não têm qualquer relação com câncer e se tratam de doenças totalmente diferentes, o que pode ocorrer é a confusão entre ambas por apresentarem sintomas semelhantes, muitas pessoas “deixam” de dar a devida atenção por acreditarem que se trata um simples caso de hemorroidas.