Pode furar a herpes labial?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas. Também não é indicado tentar furar ou espremer as bolhas antes que elas se rompam sozinhas.

O herpes labial que pode, em alguns casos, ocorrer em outras partes do corpo, em geral, começa com formigamento e ardência local, e surgimento de pequenas vesículas ou até mesmo bolhas maiores. Mas, uma vez que o quadro se instala, o que NÃO se deve fazer? Jamais deve-se furar as bolhas, pois isso pode agravar a lesão.

Não rebente uma bolha de herpes labial
Rebentar uma bolha de herpes pode ser tentador, mas na verdade é uma das piores coisas que pode fazer durante um surto de herpes labial. Quando rebenta uma bolha de herpes labial, aumenta o risco de libertar partículas virais para a pele saudável.

as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença; – a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização; – a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

No dia seguinte aparece pequenas vesículas (bolhinhas de água) no lábio e em um ou dois dias essas bolhas estouram e se forma a ferida. Alguns sintomas comuns da lesão herpética são sensação de ardência, coceira e pequenas bolhas na boca. Essa lesão costuma regredir expontaneamente em 7 a 10 dias.

O início do aciclovir nas primeiras 48 horas proporciona uma redução dos sintomas e do tempo de doença. A posologia nestes casos costuma ser: 800 mg, 3 vezes por dia por via oral, por 2 dias (ou 800 mg, 3 vezes por dia por 5 dias).

Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação. Por isso, aplicar um cubo de gelo ao primeiro sintoma de pode fazer com que não tenha tantas dores, diz a plataforma.

O tratamento dos quadros agudos de herpes é feito na maior parte das vezes com Aciclovir, medicamento que é capaz de impedir que do material genético do vírus se multiplique, e consequentemente, melhorando o quadro clínico.

Manter uma alimentação balanceada, repleta de nutrientes importantes, e praticar atividade física regularmente são formas básicas de se ajudar nesse contexto.

Pessoas que têm o vírus do herpes em estado latente no corpo podem desenvolver as feridas nos lábios, na boca e na gengiva em situações de baixa imunidade, alterações hormonais, exposição longa ao sol sem a devida proteção e estresse emocional.