Por que a sibutramina emagrece?

Perguntado por: adavila . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Porque a sibutramina emagrece? A sibutramina emagrece devido ao seu mecanismo de ação como um inibidor de apetite.

Criada inicialmente como antidepressivo, a sibutramina age no sistema nervoso central, especialmente sobre dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina. Ela provoca no paciente a sensação de saciedade e o controle da fome. A pessoa come menos, mas perder a fome.

Neste estudo com pacientes obesos, a perda média foi de 8kg. Em mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos, menos 15% do peso após 6 meses de tratamento. Em pacientes com sobrepeso ou obesidade e dislipidemia (alteração do colesterol), perda de 5 kg.

Como a sibutramina age
A pessoa consegue ingerir menos calorias ao longo do dia”, arremata. “É interessante destacar que o medicamento não age tirando a fome, mas, sim, ajudando o paciente a se sentir satisfeito com menos comida”, diferencia. O apetite vem, mas desaparece com menos garfadas, assim por dizer.

O objetivo é perder pelo menos 2 kg no primeiro mês. Nos casos em que o aumento da dose seja necessária, deve-se antes levar em consideração a frequência cardíaca e a pressão arterial do paciente. Os pacientes perdem em média 10 a 15% do peso nos primeiros 6 meses.

O medicamento pode ser detectado no sangue em concentração máxima após 3 horas da sua administração e após 14 a 16 horas pode ser detectado apenas 50% da dose absorvida. O tempo estimado para início do efeito terapêutico da medicação (perda de peso) é de no mínimo 15 dias, podendo haver variações individuais.

"A sibutramina interfere nesse mecanismo de captação de algumas substâncias químicas (noradrenalina, serotonina e dopamina) pelo neurônio da frente, modificando a comunicação entre os neurônios e alterando a função que o cérebro determinou para cumprir", completou.

É esperado que o medicamento comece a fazer efeito já nas primeiras semanas. A resposta que se espera é que, em 3 meses, ocorra a perda de 5% do peso. Após 6 a 9 meses, a tendência é que ocorra uma estabilização. Em geral, o medicamento pode ser usado pelo tempo máximo de 2 anos.

Álcool. A administração concomitante de dose única de sibutramina com álcool não resultou em interações com alterações adicionais do desempenho psicomotor ou funções cognitivas. Entretanto, o uso concomitante de álcool com Cloridrato de Sibutramina não é recomendado.

Seu uso é seguro, desde que receitado por um médico após uma consulta para avaliação. A sibutramina é vendida em cápsulas – gelatinosas em alguns casos – de 10mg e 15mg. Trago mais informações ao longo deste texto para você saber o que é sibutramina, como ela age e as regras para a receita médica.

Durante o uso da sibutramina é necessário que seja feita uma reeducação alimentar, acompanhada de atividades físicas.

O Orlistat apresenta vantagens na sua utilização quando comparado com a Sibutramina, utilizados na perda de peso, pois em baixas doses ele não consegue ser absorvido pela corrente sanguínea, tornando-se um fármaco seguro e com poucas interações medicamentosas, e por não atuar no Sistema Nervoso Central, torna-se ...

Remédios para emagrecer: quais são os melhores?

  • Liraglutida.
  • Semaglutida.
  • Tirzepatida.
  • Fentermina-Topiramato.
  • Bupropiona-naltrexona.
  • Orlistat.

O estudo envolveu 114 pacientes não diabéticos com sobrepeso ou obesidade em busca de tratamento em clínica privada. Após dois meses, a perda média de peso foi 7,1 kg (- 6,5%) e após três meses, a perda média de peso foi 8,9kg (- 8,2%).

A principal é a diminuição da fome e aumento do intervalo entre as refeições. Esse efeito é muito bem vindo para pessoas que tem obesidade associada à ansiedade e compulsão alimentar. No entanto, cabe ao médico avaliar quando a prescrição é benéfica.