Pode passar pomada no terçol?

Perguntado por: uvidal6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Tratar terçol costuma ser muito simples. Em geral, bastam alguns cuidados caseiros e a aplicação de pomadas e colírios receitados pelo oftalmologista para que o quadro se reverta em até 2 semanas.

Além do uso de colírio para terçol, as pomadas antibióticas também são uma excelente alternativa.

Se não melhorar em três ou quatro dias, o médico pode receitar antibióticos e anti-inflamatórios em forma de colírio ou pomada, como ciprofloxacino, dexametasona e prednisolona.

O tratamento do terçol é feito com aplicação de calor úmido no local. Nos casos de infecção por bactérias, o oftalmologista irá indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos e a aplicação de compressas de água quente.

O tratamento recomendado de início pode ser simples: basta aplicar uma compressa morna no local por 10 minutos, 10 vezes ao dia. Ou pode ser complexo, mas claro, tudo dependerá da avaliação do seu oftalmologista.

O nosso corpo produz gordura e, quando as glândulas da pálpebra entopem ou são infectadas por uma bactéria, acaba surgindo uma lesão, mais conhecida como terçol. Segundo o Oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, João Malta, o terçol drena e desaparece sozinho, podendo durar até 20 dias.

Em geral, o terçol drena e desaparece espontaneamente. Processos inflamatórios crônicos, oleosidade excessiva da pele e uso crônico de lentes de contato podem ser alguns dos fatores responsáveis pelo aparecimento do terçol. É contagioso? O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.

Cilodex® pomada é indicado em casos de blefarites (inflamação das pálpebras), blefaroconjuntivites (inflamação conjunta das pálpebras e da conjunti va) e conjuntivites causadas por germes sensíveis, incluindo Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pneumoniae.

Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido.

Devido à semelhança do terçol com uma espinha, também é comum que se queira espremê-lo, porém, fazer isso pode causar feridas e cicatrizes irreversíveis, além de favorecer infecções.

Sintomas comuns do terçol no olho

  1. Inchaço com a presença de pus;
  2. Dor no local;
  3. Vermelhidão na região;
  4. Fotofobia (sensibilidade à luz);
  5. Visão embaçada;
  6. Lacrimejamento constante.

4 truques para diminuir o inchaço dos olhos em menos de 5 minutos!

  1. 1) Use gelo ou colheres geladas na região. ...
  2. 2) Recorra aos produtos específicos. ...
  3. 3) Dê tapinhas nos olhos inchados. ...
  4. 4) Use água micelar para promover uma ação calmante no local.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

Sintomas do terçol
Além disso, outros sintomas bastante comuns apresentados são: Dor no local inchado. Calor e vermelhidão. Coceira na região.

O que fazer para aliviar o inchaço nos olhos

  1. Higienize os olhos com água corrente para retirar secreções e aliviar a coceira.
  2. Não use colírios sem prescrição do oftalmologista.
  3. Faça compressas frias para reduzir os sintomas e o inchaço.
  4. Suspenda o uso de lentes de contato temporariamente.
  5. Evite coçar os olhos.

Causas do terçol
O hordéolo é causado por uma infecção bacteriana, geralmente por estafilococos. Essas bactérias estão presentes na flora normal do olho e, quando ocorre um desequilíbrio, podem causar terçol, conjuntivite e outras condições.