Quais são as bases do feminismo?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Sua tese fundamental é que ser mulher é uma construção social, e não biológica, sintetizada em sua famosa frase: “Não se nasce mulher, torna-se”. Essa percepção implicou compreender que a opressão sobre as mulheres em todas as áreas também é uma construção social, e não algo natural e imodificável.

Os 3 pilares do feminismo são: Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão — conceitos já bem conhecidos e discutidos no mundo todo.

Movimento feminista liberal

  • igualdade de gênero na esfera pública;
  • igualdade de acesso à educação;
  • igualdade salarial;
  • fim da segregação sexual no trabalho;
  • melhores condições no mercado de trabalho.

Radical, liberal, interseccional… Conheças as principais vertentes do feminismo. O que é isso?

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

Já o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade. Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros.

O feminismo é um movimento social muito importante para as mulheres, e seus três pilares são: radical, liberal, interseccional.

Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.

Apesar de séculos de história e reivindicações, o feminismo na sociedade atual ainda é uma luta mal compreendida — inclusive pelas próprias mulheres. Uma luta que não busca a competição, como alguns sugerem, mas que visa a conquista de direitos na sociedade.

Esses assuntos foram sendo organizados de acordo com as demandas específicas de cada grupo feminista, como o feminismo negro, transgênero, radical, liberal e interseccional. Cada um deles luta por causas próprias, mantendo um objetivo em comum: conquistar a igualdade entre os gêneros.