O que é extrativismo 4 ano?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

O extrativismo é uma atividade econômica caracterizada pela retirada de elementos da natureza que são aproveitados pela sociedade. Essa retirada de recursos naturais — de ordem vegetal, animal ou mineral — procura satisfazer as necessidades humanas por meio da concretização de diversas atividades econômicas.

Consista na extração de materiais encontrados no interior da crosta terrestre, que possuem grande valor econômico e de extrema utilidade para a manutenção da vida na terra. Alguns exemplos: ferro, ouro, petróleo, cobre, alumínio, e muitos outros.

O extrativismo é uma prática econômica que consiste na retirada de bens da natureza, seja de origem vegetal, animal ou mineral, que são utilizados como matérias-primas. O extrativismo é uma atividade econômica que compreende a exploração dos recursos da natureza.

O extrativismo é uma prática que consiste na obtenção de recursos da natureza para fins econômicos ou para a subsistência. A atividade extrativista se divide em três tipos, que são o extrativismo animal, o extrativismo mineral e o extrativismo vegetal.

O extrativismo vegetal é realizado por meio da retirada de elementos das plantas, como folhas e frutos. O extrativismo animal é caracterizado pela caça e pesca de diversas espécies de animais. O extrativismo mineral é praticado por meio da extração de minérios de diferentes áreas naturais.

Extrativismo é a atividade de extrair da natureza os recursos que estão à disposição do homem, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral, tais como metais, rochas, petróleo, gás natural, entre outros. É considerada a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria.

A palavra extrativismo vem de extrair, retirar algo, no caso, retirar da natureza. Temos vários tipos de extrativismo - o vegetal (quando retiramos vegetais da natureza, como castanhas, madeira, látex) e mineral (minerais como petróleo, minério, calcário, etc). A pesca é um tipo de extrativismo.

Conhecida como a atividade humana mais antiga do mundo, o extrativismo se dá com a coleta de produtos naturais, sejam eles de origem animal, vegetal ou mineral. Até hoje, povos e comunidades extrativistas se agrupam para a extração e a coleta enquanto atividade econômica e de subsistência.

Em alguns lugares do Brasil, o Extrativismo Vegetal ainda possuem destaque, sendo que a madeira é o produto mais explorado. Além da madeira, há outros vários produtos integrantes do Extrativismo Vegetal no Brasil.

As duas formas mais comuns de extrativismo na atualidade são o vegetal e o mineral. No Brasil, por exemplo, o extrativismo vegetal ocorre com maior intensidade na região Norte, com a extração de borracha, castanhas e madeira. Este extrativismo é realizado de forma individual, coletiva ou por empresas.

EXTRATIVISMO DE COLETA — Quando a sua exploração é fundamentada na coleta de pro- dutos extrativos oriundos de determinadas plantas ou animais.

Gerar trabalho e renda sem agredir a natureza. Esse é a base do extrativismo sustentável. O extrativismo é a atividade econômica mais antiga da humanidade. Consiste em retirar da natureza recursos vegetais ou minerais.