O que é etnocentrismo e eurocentrismo?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 17 votos

Para o eurocentrismo, países da Europa são superiores aos outros. Já para o etnocentrismo, um grupo é visto como superior ao outro. Por exemplo, durante o período de colonização do Brasil, tudo o que vinha da Europa era considerado superior.

O Eurocentrismo é um termo utilizado para designar a centralidade e superioridade da visão europeia sobre as outras visões de mundo. As pessoas eurocêntricas levam em conta somente os valores europeus.

Etnocentrismo: demonstra desconhecimento de hábitos culturais, que pode levar ao desrespeito, xenofobia, preconceito e intolerância. Eurocentrismo: coloca a Europa como centro do mundo.

Eurocentrismo e etnocentrismo
Ou seja, é ter no seu centro de referência apenas a sua cultura. Decerto, essa é uma definição parecida com o eurocentrismo: a postura de ter os valores europeus, principalmente aqueles ligados à história da colonização e do racismo, como o seu centro de referência e verdade.

Eurocentrismo é a valorização da cultura e sociedade europeia como sendo superior as outras. Este conceito está ligado, principalmente, aos contextos do colonialismo e neocolonialismo. Eurocentrismo é uma ideia que coloca os interesses e a cultura Europeia como sendo as mais importantes e avançadas do mundo.

O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.

A análise de Samir Amin
O termo eurocentrismo é popularizado na década de 1970 pelo economista franco-marxista Samir Amin.

Silvério conta que o conceito de etnocentrismo surgiu nas universidades em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial, momento em que o mundo vivia o ciclo de independência das colônias africanas, percebia os resultados do massacre do povo judeu no Holocausto e quando o racismo passava a ser entendido como ideologia.

A contestação do passado científico e tecnológico dos africanos e o exagero das características “fantasiosas” desse povo foi, certamente, uma das principais proezas do eurocentrismo.

a) Eurocentrismo é a visão de mundo que tende a colocar o modelo de civilização europeia como a mais evoluída expressão de cultura e sociedade. O positivismo estabeleceu um modelo de evolução rumo ao saber positivo único, em que a Europa representaria o auge do processo civilizatório, movido pelo motor do progresso.