Quais são as vantagens e desvantagens do extrativismo?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Através dele são obtidos todos os produtos e serviços que são ou não necessarios para a vida. Porém as desvantagens do extrativismo também são muitas e basicamente as principais são no meio ambiental, porque a maioria das atividades do extrativismo geram impactos no ambiente e nos ecossistemas.

No entanto, as atividades intensivas do extrativismo, quando não monitoradas e planejadas, podem trazer desvantagens para o país. Os principais danos são, por exemplo, o desmatamento, a extinção de espécies e da biodiversidade, poluição, entre outras.

Ele permite que a extração de recursos naturais garantam o desenvolvimento econômico do país e auxilie na renda de muitas famílias, principalmente famílias rurais. Muitas vezes empregado nas atividades de subsistência, o extrativismo possibilita alimentos e fonte de renda garantida.

Efeitos do extrativismo
realização de cortes, derrubadas e desmatamentos de espécies vegetais; contaminação de fontes de solo, água e ar pelas atividades mineradoras; redução da biodiversidade em razão da coleta, caça e pesca de espécies; alteração da paisagem natural em razão de modificações nos territórios.

A atividade mineradora e o garimpo (a retirada de pedras preciosas) promovem impactos diretos no meio ambiente, como: a contaminação das águas e do solo, a destruição das margens dos rios, a retirada da cobertura vegetal, dentre outros.

O desmatamento, a poluição sonora, bem como a contaminação e poluição dos recursos hídricos e do solo provocam também a perda de biodiversidade. Muitos animais perdem seu habitat e acabam fugindo para outras áreas, bem como há perda de espécies de plantas na região devido à retirada da cobertura vegetal.

Consista na extração de materiais encontrados no interior da crosta terrestre, que possuem grande valor econômico e de extrema utilidade para a manutenção da vida na terra. Alguns exemplos: ferro, ouro, petróleo, cobre, alumínio, e muitos outros.

Uma Reserva Extrativista traz benefícios para uma população tradicional e para o Governo por ser uma alternativa realista para a conservação ambiental e por propiciar atendimento das demandas socioeconômicas viáveis para a comunidade local.

O extrativismo mineral se constitui numa importante pauta para a balança comercial brasileira e são os produtos que o Brasil mais exporta para outros países. A oferta é ampla, pois no território nacional são encontrados: alumínio, cobre, estanho, ouro, ferro, níquel, cromo, manganês, prata, tungstênio e zinco.

Através da extração de recursos naturais, a sociedade cresce e se desenvolve. Há bens naturais em todos os produtos do cotidiano, desde as refeições, até os elaborados, como um papel. Apesar de o extrativismo ser tão inerente à sociedade, o crescimento industrial preocupa quanto ao modo que as extrações são feitas.

Extrativismo são todas aquelas atividades e coleta de produtos naturais, sejam estes de origem animal, vegetal ou mineral e que, usualmente, são utilizados como matéria-prima na confecção de outros produtos.

Portanto, buscando sanar os problemas em volta do extrativismo no Brasil, compete aos ministérios públicos de cada estado, implantar câmeras de segurança, a fim de que seja possível monitorar todas as atividades e assim punir aquelas de cunho ilegal.

Gerar trabalho e renda sem agredir a natureza. Esse é a base do extrativismo sustentável. O extrativismo é a atividade econômica mais antiga da humanidade. Consiste em retirar da natureza recursos vegetais ou minerais.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

A atividade extrativista é extremamente importante para a economia brasileira, pois o minério de ferro e o petróleo são grandes produtos de exportação no país. Também o extrativismo é vital para comunidades na Amazônia e no Nordeste, pois elas dependem diretamente do extrativismo vegetal para a sobrevivência.