O que é o conceito de Mansplaining?

Perguntado por: ijaques7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Mansplaining: Quando um homem explica algo que é óbvio para aquela mulher (por exemplo: um homem não psicólogo explicando sobre psicologia para uma mulher psicóloga), quando um homem tenta explicar os sentimentos, pensamentos, comportamentos e o próprio funcionamento do corpo da mulher para ela mesma (por exemplo, um ...

O manterrupting é a interrupção desnecessária, enquanto o mansplaining (neologismo de "homem" e "explicação") ocorre quando o homem tenta explicar o óbvio para as mulheres considerando que elas não sabem o que estão dizendo. A explicação pode ocorrer até mesmo quando o assunto já é de domínio dela.

Para dar fim ao mansplaining, manterrupting e outros hábitos na comunicação que discriminam, é necessária a consciência, a autoanálise e o esforço de respeitar e incluir todos com os quais nos comunicamos.

O termo manterrupting é usado para descrever uma situação onde um homem interrompe a fala de uma mulher antes de ela terminar o que está falando. A palavra vem do inglês e é a junção de “man” (homem) e “interrupting” (interrupção). Em tradução literal significa “interrupção masculina”.

Mansplaining (do inglês: man = homem, e splaining = a forma informal do verbo explain, que significa explicar) é um termo que significa "(um homem) comentar ou explicar algo a uma mulher de uma maneira condescendente, excessivamente confiante, e, muitas vezes, imprecisa ou de forma simplista".

“Mansplaining” é um termo em inglês que surgiu da combinação das palavras “man” (homem) e “explaining” (explicar). Foi popularizado pela escritora norte-americana Rebecca Solnit em seu livro de 2008 intitulado “Os Homens Explicam Tudo para Mim”.

Segundo a especialista, para combater o mansplaining e o manterrupting no ambiente corporativo é essencial promover uma cultura de respeito, igualdade e inclusão.

Estratégias para lidar com o “manterrupting” no trabalho

  1. FINALIZE O SEU ARGUMENTO. ...
  2. MANTENHA O TOM PROFISSIONAL. ...
  3. COMPLETAR AS FRASES DOS OUTROS TAMBÉM É INTERROMPER. ...
  4. ELEVAR E ENDEREÇAR MICROAGRESSÕES.

Palavra de origem inglesa, o gaslighting é o termo usado para definir uma tática utilizada por uma pessoa para ganhar mais poder. Isso ocorre por meio de artimanhas psicológicas, as quais tendem a fazer com que a vítima passe a duvidar de sua própria memória e de sua capacidade de percepção.

Misoginia é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão à mulher é centrada em uma visão sexista, que coloca a mulher em uma relação de subalternidade em relação ao homem. O desprezo ou ódio dirigido às mulheres está diretamente relacionado com a violência que é praticada contra a mulher.