O que é extrativismo de coleta?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

EXTRATIVISMO DE COLETA — Quando a sua exploração é fundamentada na coleta de pro- dutos extrativos oriundos de determinadas plantas ou animais.

O extrativismo é uma atividade econômica caracterizada pela extração de bens da natureza. A história do extrativismo está ligada ao processo de exploração humana dos elementos da paisagem. Há três grandes tipos de extrativismo: vegetal, animal e mineral.

O extrativismo é dividido em três tipos, conforme a origem dos bens explorados: vegetal, animal e mineral. A prática do extrativismo tem o potencial de causar impactos ambientais significativos, como o aumento do desmatamento. Atualmente, o Brasil é um dos principais centros da atividade extrativista mundial.

Consista na extração de materiais encontrados no interior da crosta terrestre, que possuem grande valor econômico e de extrema utilidade para a manutenção da vida na terra. Alguns exemplos: ferro, ouro, petróleo, cobre, alumínio, e muitos outros.

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente.

O extrativismo pode se dar com frutos, madeira, animais e minérios. Quando passou a ser uma atividade em escala industrial, no entanto, se tornou uma ameaça ao meio ambiente. Isso porque pedaços quilométricos de terra são devastados e sua recomposição não acontece no mesmo ritmo da extração.

Extrativismo são todas aquelas atividades e coleta de produtos naturais, sejam estes de origem animal, vegetal ou mineral e que, usualmente, são utilizados como matéria-prima na confecção de outros produtos.

pesca

Além da retirada da madeira propriamente dita, e segundo dados do IBGE, o extrativismo vegetal brasileiro se destaca na obtenção de açaí, erva-mate, carnaúba, castanha-do-pará, babaçu, pequi, pinhão e palmito. Por sua vez, a pesca é a principal atividade do extrativismo animal desempenhada no Brasil.

O extrativismo animal é aquele no qual ocorre a captura de animais, como a caça (ilegal no Brasil, exceto para as comunidades indígenas) e a pesca, devendo obedecer a determinadas regras - período de reprodução dos peixes e peso - para aproveitamento do homem ou feita com finalidade de comercialização e geração de ...

Tal tipo de extrativismo tem por fim o uso direto ou indireto. Ele é direto quando, como no caso da água mineral, o produto mineral extraído é utilizado em sua forma natural.

Conhecida como a atividade humana mais antiga do mundo, o extrativismo se dá com a coleta de produtos naturais, sejam eles de origem animal, vegetal ou mineral. Até hoje, povos e comunidades extrativistas se agrupam para a extração e a coleta enquanto atividade econômica e de subsistência.

O Extrativismo Mineral tem por característica e alteração drástica do ambiente onde é promovido. Tal tipo de extrativismo tem por fim o uso direto ou indireto. Ele é direto quando, como no caso da água mineral, o produto mineral extraído é utilizado em sua forma natural.

A coleta de frutos e raízes constitui uma das mais primitivas maneiras de extração dos meios de subsistência do homem. No entanto, essa atividade, chamada de extrativismo vegetal, ainda é praticada. Corresponde à coleta de produtos retirados da natureza.

EXTRATIVISMO SIGNIFICA RESUMIDAMENTE TODAS AS ATIVIDADES DE COLETA DE PRODUTOS NATURAIS, SEJAM ESTES PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, VEGETAL OU MINERAL. É A MAIS ANTIGA ATIVIDADE HUMANA, ANTECEDENDO A AGRICULTURA, A PECUÁRIA E A INDÚSTRIA.