Quais remédios posso intercalar para febre?

Perguntado por: aantunes7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Dar o ibuprofeno e o paracetamol juntos (comparado a dar cada remédio separadamente) parece ser mais eficaz para baixar a temperatura nas primeiras quatro horas após tratamento (evidência de qualidade moderada).

Não há necessidade, nem deve ser rotina, utilizar dois antipiréticos alternadamente. Contudo, caso seja preciso, podem ser dados, com um intervalo mínimo entre duas tomas consecutivas de 4 horas.

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento.

Em relação à febre baixa, a resposta ao tratamento ficou no limite da significância, a favor do ibuprofeno, após 3 horas da medicação (p = 0,106).

O procedimento na superdosagem deve ser imediato:
Por isso, a determinação da concentração sérica de Paracetamol deve ser obtida o mais rápido possível, mas não antes de 4 horas após a ingestão do medicamento.

É importante medir a temperatura do corpo com frequência para saber se a febre está baixando. Caso ela dure mais do que dois ou três dias e só aumente, é melhor procurar um hospital. Se a febre, mesmo leve, vier com sintomas de falta de ar, também é indicado ir ao médico.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

Os profissionais de saúde frequentemente recomendam combinar paracetamol mais ibuprofeno ou então alternar esses dois medicamentos para o tratamento de crianças com febre. No entanto, há incertezas se esses regimes são melhores do que o uso dos agentes isolados e sobre os eventos adversos dos regimes combinados.

Tomar remédios diferentes ao mesmo tempo pode causar problemas à saúde | EBC Rádios.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.