Quais os tipos de alergia nos olhos?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

As conjuntivites são o principal tipo de alergia ocular, e são divididas em quatro categorias diferentes: sazonal (normalmente relacionada à rinite ou asma); conjuntivite primaveril ou vernal; conjuntivite papilar gigante (associada ao uso de lentes de contato); e conjuntivite atópica (associada à dermatite atópica).

O tratamento, nesse caso, precisa de intervenção medicamentosa, com corticoides e anti-histamínicos tópicos, Como identificar alergia nos olhos? Os sintomas mais comuns são: olhos vermelhos, inchados e lacrimejantes. Aquela sensação de coceira ou de areia dentro do olho.

Alimentos podem causar alergia nos olhos
O consumo de alimentos alergênicos, como amendoim, leite, ovos e peixe, pode causar sintomas oculares. Se você perceber que alguns alimentos estão sempre envolvidos com as suas crises alérgicas, busque orientação médica para investigar a relação.

O soro fisiológico, por sua vez, é um forte aliado de quem sofre com alergias oculares, já que limpa os olhos.

Entretanto, se não for feito um acompanhamento com oftalmologista ou mesmo com o uso de soro fisiológico, podem durar mais de uma semana.

O Allergodil colírio proporciona alívio rápido e eficaz nos olhos com conjuntivite alérgica. O Allergodil colírio é um tratamento indicado para as alergias que contém o anti-histamínico azelastina.

Aplique compressas de água fria: opção para reduzir a sensação de ardência e coceira dos olhos. Basta aplicar uma gaze limpa e molhada nos olhos, no sentido do nariz para a têmpora.

Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar. Qualquer alergia grave pode levar a óbito, por isso, é essencial ficar de olho nos sintomas e tão logo eles aparecerem, procurar um atendimento de urgência e emergência.

Existem testes para diagnosticar qualquer tipo de alergia

  1. Testes de leitura imediata e de contato com a pele;
  2. Exames laboratoriais de IgE total e IgE específica no sangue;
  3. Testes de provocação.

A alergia ocular não tem cura, porém através do tratamento é possível diminuir os sintomas, evitar as crises e impedir que haja alguma sequela. O tratamento deve ocorrer da seguinte forma: Cuidados em casa: nas doenças alérgicas, a prevenção é a base do tratamento.

A alergia nos olhos pode causar o aparecimento de sintomas que acometem as pálpebras e a região ao redor dos olhos, resultando em inchaço, vermelhidão, lacrimejamento, coceira e sensação de ardência nos olhos, além de maior sensibilidade à luz. Tais sintomas também costumam estar presentes em caso de conjuntivite.

Uma das doenças oculares mais comuns no Brasil, ela se refere à inflamação da membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, conhecida como conjuntiva. Já a rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal causada por uma alergia.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Lave os olhos com água
Encha as mãos com água limpa e aproxime seu rosto mergulhando o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d'água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação.

Alergias Oculares
Pólen, poeira, pêlos de animais, alguns colírios e soluções para lentes de contato são alguns dos alérgenos oculares mais comuns. Uma reação alérgica a maquiagem também pode provocar o conhecido inchaço nos olhos.