Quais os sintomas da H1N1?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os principais sinais e sintomas da gripe H1N1 são:

  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Dor muscular;
  • Coriza;
  • Calafrios;
  • Tremores;
  • Vômito;

Febre alta, calafrios intensos, tosse seca e contínua e dores musculares. O H1N1 tem mais chances de causar complicações respiratórias. Duração – Também tem duração de uma a duas semanas, porém os sintomas podem não aparecer todos juntos.

A resposta infelizmente não é tão simples e direta. De início, podemos citar que a diferença é que a Influenza é a classificação primária da doença, enquanto gripe H1N1 é uma variante ou subgrupo da mesma. Estudos indicam que é muito difícil diferenciar clinicamente uma gripe comum (Influenza) da H1N1.

Os sintomas de H1N1 podem permanecer por mais de 7 dias.

O principal medicamento contra o vírus Influenza no Brasil é o oseltamivir, que deve ter indicação médica e apresenta boa eficácia quando administrado nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

Os principais sintomas da gripe H1N1 incluem dores musculares, diarreia, náuseas ou vômitos, febre, calafrios, fadiga, congestão nasal, dor de cabeça, dor de garganta e tosse.

O H1N1 causa sintomas típicos da gripe, geralmente de forma menos intensa. Por outro lado, o H3N2 provoca sintomas mais intensos nas primeiras 48 horas, além da possibilidade de o indivíduo contaminado manifestar calafrios, diarreia e vômito — sintomas que não são notados em casos de infecção por H1N1.

A nova influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, que se propagou na primavera de 2009, é uma gripe sem precedentes e provocada por um novo tipo de vírus, ou seja a população não tem nenhuma imunidade contra ela.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Sintomas de infecção por Influenza A (H1N1) e gravidade da pandemia. Os sintomas da infecção por Influenza A (H1N1) são similares aos de uma gripe comum e incluem coriza, febre, mal-estar, tosse, dor de garganta, falta de apetite e queda do estado geral. Podem estar presentes também diarréia, náuseas e vômitos.

Tempo de isolamento: pacientes até 12 anos: 14 dias desde o início dos sintomas . pacientes com mais de 12 anos: 7 dias desde o início de sintomas. Obs: se ao final do período o paciente se mantiver sintomático o isolamento deverá ser estendido até o final dos sintomas.

O exame Influenza A e B é responsável por investigar a presença desses vírus no indivíduo e por qual tipo a pessoa está infectada. Esse exame é feito por PCR, utilizando também o swab para coleta da amostra do nariz e da garganta, e serve para diagnosticar se existe um quadro de gripe.

“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.

Embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.