Quais os planos de Deus para a família?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Formar uma família eterna. A família ocupa posição central no plano de Deus, o qual proporciona um meio para que o relacionamento familiar continue depois da morte. As ordenanças e os convênios sagrados do templo, fielmente guardados, ajudam-nos a voltar à presença de Deus, unidos eternamente a nossa família.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

Somente Deus conhece os planos que tem sobre nossa vida. Por mais que tenhamos grandes sonhos, os dEle vão superar as nossas expectativas. E, acredite, todos cooperam para o nosso bem, pois têm o objetivo de abençoar, edificar, fortalecer e oferecer vida abundante.

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.

No início do Velho Testamento, encontramos alguns exemplos bem conhecidos de famílias da Bíblia. Abraão, Isaque e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos. Abraão e Sara exerceram fé para finalmente desfrutar as bênçãos de terem seu filho Isaque (ver Gênesis 21).

O que torna o plano da salvação perfeito, sem dúvidas, é o AMOR INCONDICIONAL de Deus pela humanidade. A essência fundamental do plano da salvação é o AMOR. Por isso Jesus supera os tem- pos, as nações e o espaço para alcançar a todos que O aceitam verdadeiramente como o seu Único Senhor e Salvador.

Isaías 55:8-9 NVT
Pois, assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que seus caminhos, e meus pensamentos, mais altos que seus pensamentos.

Isaías 55:8-9.

Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

Antes de terem amigos e relacionamentos afetivos, os filhos usam os pais como exemplo de como se relacionar oferecendo amor e atenção. É em casa que eles esperam aprender a amar, respeitar, prestar atenção nas necessidades dos outros e se adaptar ao jeito das pessoas com quem convivem.

Seja sempre educado com os seus pais para mostrar reverência. Diga "por favor" e "obrigado". As palavras têm poder e bastante significado. Além de serem um sinal de educação, elas mostram um nível de gratidão essencial na relação entre pais e filhos.

A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.