Quais os gases mais prejudiciais?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Gases poluentes são gases cuja concentração das substâncias tem o poder de acarretar mal à saúde humana e a natureza. Os principais gases poluentes são: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e aldeído (RCHO).

Como são emitidos: O dióxido de nitrogênio é o mais prejudicial desses compostos e é gerado a partir da combustão de motores a combustível e da indústria.

As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...

Quais são os principais gases de efeito de estufa? O dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso são os principais GEEs. O CO2 perdura na atmosfera por até mil anos, o metano por cerca de uma década e o óxido nitroso por aproximadamente 120 anos.

O gás natural é uma fonte de energia fóssil que além de ser usado como combustível, também pode ser usado para fabricar materiais e produtos químicos. Mais barato que todos os outros combustíveis, o gás natural também favorece o meio ambiente, porque emite menos dióxido de carbono e outros poluentes.

Monóxido de carbono

Monóxido de carbono
Dentre todos os gases poluentes, o CO é o mais abundante e de maior distribuição na camada inferior da atmosfera. Por ser um gás insípido, inodoro e incolor, é impossível detectar a presença do CO em um ambiente sem a utilização de analisadores eletrônicos de gases.

Indústrias que mais poluem o meio ambiente: 3 exemplos

  • Indústria têxtil. Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos. ...
  • Indústria alimentícia. ...
  • Indústria petroquímica.

Geralmente, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais de 20 gases por dia, o que indica a necessidade de procurar um especialista para investigação do problema.

Principais causas dos gases
O excesso de gases pode ser causado também pela ingestão de alimentos difíceis de digerir ou por problemas digestivos, como indigestão recorrente ou síndrome do intestino irritável.

8 tipos de alimentos que podem favorecer a flatulência
Alguns exemplos de alimentos que estão associados a um maior risco de flatulência são: Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas.

No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".

Desde que começaram os registros, em 1990, o setor de energia – incluindo geração de eletricidade e calor, bem como usos finais em edifícios, transporte e fabricação e construção – permanece como o maior contribuinte para as emissões de GEE, acima de qualquer outro setor, representando 76% das emissões globais em 2019.