Faz bem fazer lavagem nasal?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Qualquer pessoa pode fazer lavagem nasal para limpar os cílios nasais e favorecer o seu bom funcionamento. Porém a lavagem nasal é especialmente recomendada em casos de doenças respiratórias com processos alérgicos, como a bronquite e a rinite.

A lavagem nasal é um método seguro, bem tolerado e de baixo custo.

Lavagem nasal: procedimento incorreto pode levar a infecções e inflamações, especialmente em crianças - Hospital Paulista - Ouvido, Nariz e Garganta.

O médico adverte que a lavagem nasal de alto volume (120 ml), muito incentivada e divulgada, não deve ser realizada nos pequenos, chamando a atenção para o aumento de casos de infecções e inflamações no ouvido, por conta da lavagem incorreta do nariz, neste público.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

4º: Acreditar que se o soro não sai pelo outra fossa nasal, a lavagem não funcionou. Quanto mais soro maior a probabilidade de sair pela outra narina, mas não é regra, não é porque não saiu que não funcionou, a criança engole e sairá nas fezes, sem problemas.

Quem sofre de rinite alérgica e sinusite, por exemplo, também pode aproveitar o método. Por ser um sintoma muito comum, a congestão nasal pode passar despercebida como apenas um desconforto, mas pode gerar complicações que afetam diretamente a qualidade de vida.

Quando o soro fisiológico entre em contato com a região nasal, ela promove o aumento da velocidade e coordenação dos cílios. Assim, auxiliando na remoção do muco e dos alérgenos presentes.

Procedimento

  1. Incline a cabeça para um dos lados;
  2. Insira a ponta da garrafa própria para lavagem nasal na narina superior;
  3. Pressione a garrafa para que o soro fisiológico entre na narina e saia pela outra;
  4. Repita o processo do outro lado;
  5. É importante expelir toda a solução salina para evitar irritações ou infecções.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo – e não há problema nisso.