Quais são os danos que os gases irritantes podem causar ao corpo humano?

Perguntado por: agois2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Gases irritantes solúveis causam queimaduras graves e outras manifestações de irritação de olhos, nariz, garganta, traqueia e brônquios principais. São comuns tosse intensa, hemoptise, sibilos, ânsia de vômito e dispneia. A via respiratória superior pode ser obstruída por edema, secreções ou laringoespasmo.

Os gases irritantes são divididos de acordo com sua solubilidade em água, como: Gases altamente solúveis [Amônia (NH3), Formaldeído (CH2O), Cloreto de hidrogênio (HCl) e Dióxido de enxofre (SO2)]; Moderadamente solúveis [Cloro (Cl2)]; Pouco solúveis em água [Dióxido de nitrogênio (NO2) e Fosgênio (COCl2)].

Gases e vapores irritantes
Podem provocar lesões de natureza inflamatória, localizada na pele ou na mucosa, através dos gases exalados por substâncias que provocam irritação das vias aéreas superiores e inferiores.

Os sintomas podem incluir irritação dos olhos ou nariz, tosse, sangue no escarro e falta de ar.

Intoxicação consiste de um conjunto de sinais e sintomas derivados de uma reação do organismo a algo tóxico que podemos entrar em contato de diversas formas como inalar um gás, ingerir um alimento contendo bactérias, fungos ou até mesmo agrotóxicos, produtos químicos (acidentalmente ou não),etc.

Gases poluentes são gases cuja concentração das substâncias tem o poder de acarretar mal à saúde humana e a natureza. Os principais gases poluentes são: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e aldeído (RCHO).

gás sulfídrico

O H₂S é conhecido como o gás da morte por ser extremamente tóxico em altas concentrações, causando perda de consciência imediata e a morte. O gás sulfídrico é considerado Imediatamente Perigoso à Vida e Saúde (IPVS ou IDLH) pela NIOSH a 100 ppm.

Os gases tóxicos são aqueles que em pequenas quantidades fazem mal ao ser humano. Esse tipo de gases perigosos podem estar presentes no espaço, porém em quantidades muito pequenas (pare se ter uma ideia, a medida utilizada é PPM, ou seja, partes por milhão), tendo que estar abaixo do chamado Limite de Tolerância.

Os aerodispersóides estudados (poeira, névoa, neblina e fumo) podem ocasionar uma infinidade de problemas à saúde do trabalhador, principalmente para os pulmões, mas também para a boca, laringe, faringe e para todo o corpo, dependendo do tipo de substância que está dispersa no ar inalado pelo trabalhador.

Substâncias irritantes são as substâncias químicas perigosas que também causam irritação em seres vivos, destacadamente, pelas questões de manipulação em diversas profissões e atividades, nos seres humanos, quando entram em contato com a pele, mucosas e olhos.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.