Por que não pode fazer lavagem nasal com água?

Perguntado por: hbelem4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

Deve-se utilizar uma solução salina (água salgada) que pode ser o soro fisiológico 0.9% comprado nas farmácias, soro caseiro ou sachês que vem pronto para misturar na água. Nunca usar água pura, aquela lavagem no chuveiro na palma da mão, pois esta água não é salinizada e pode irritar a mucosa nasal.

Ela pode ser especialmente benéfica para pessoas que convivem com o congestionamento das vias aéreas, por conta de alguma doença respiratória, como rinite, sinusite e bronquite. Além disso, pode contribuir para a remoção de microrganismos desagradáveis das vias aéreas.

Nunca somente com água, ainda mais se for da torneira. Isso porque a água da torneira possui elementos químicos, como o cloro, que podem ser nocivos a fisiologia nasossinusal.

Segundo o otorrinolaringologista Thiago Pontes, a higiene nasal deve ser feita com soro fisiológico. "Muita gente acredita que pode lavar o nariz com água da torneira, mas não é indicado, uma vez que substâncias como o cloro podem prejudicar a fisiologia nasossinusal."

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.

Para preparar soro caseiro para lavagem nasal, misture uma colher rasa de chá com sal refinado em cerca de 240ml de água filtrada ou água mineral. Se desejar, também pode adicionar uma pitada (uma colher de café rasa) com bicarbonato de sódio para ajudar a alcalinizar a mistura, diminuindo uma eventual ardência nasal.

Pode usar soro fisiológico em spray, jato contínuo ou com seringa. Deve-se inclinar a cabeça para frente e levemente para o lado ao contrario da narina lavada.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

4º: Acreditar que se o soro não sai pelo outra fossa nasal, a lavagem não funcionou. Quanto mais soro maior a probabilidade de sair pela outra narina, mas não é regra, não é porque não saiu que não funcionou, a criança engole e sairá nas fezes, sem problemas.

A lavagem nasal é importante para evitar infecções causadas pela estagnação do muco no nariz de crianças e bebês. Nos recém-nascidos, o ideal é fazer a lavagem das narinas a partir de um mês de vida. Antes de aplicar o soro fisiológico 0,9% com a seringa sem agulha, lembre-se de aquecer o líquido por 5 segundos.

Sugerimos que a lavagem nasal seja realizada com o corpo inclinado para frente e cabeça um pouco inclinada , devendo a solução ser injetada na narina posicionada para cima. A boca deve ficar aberta e a outra narina livre para escoamento do soro ou solução de lavagem.

Quem sofre de rinite alérgica e sinusite, por exemplo, também pode aproveitar o método. Por ser um sintoma muito comum, a congestão nasal pode passar despercebida como apenas um desconforto, mas pode gerar complicações que afetam diretamente a qualidade de vida.

O principal fator é que a concentração de sal do soro fisiológico é de 0,9%, quase a mesma presente nos líquidos do nosso organismo, já a água contém agentes contaminantes que podem irritar a mucosa nasal, o que não ocorre no soro fisiológico.

Uma dica é o sal de saquinho, cada um possui 1g, então seriam 2,5 saquinhos para 250ml de água. Outra dica é experimentar, o soro tem mais ou menos o sabor da lágrima.