Quais os cuidados para quem tem dermatite atópica?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

É importante evitar banhos quentes, longos e com o uso excessivo de sabonete. Além disso, tome cuidado com o uso de esponjas durante o banho. Isto pode piorar o quadro da dermatite, já que a água quente, o excesso de sabonete e a esfregação podem retirar ainda mais o filme hidrolipídico de proteção da pele.

Vários fatores podem desencadear a dermatite atópica, incluindo alergias a pólen, mofo, ácaros, animais, materiais ásperos, fragrâncias, corantes, sabonetes, produtos de limpeza, roupas de lã, tecidos sintéticos, baixa umidade, calor, frio, estresse e até mesmo certos alimentos.

O tratamento de dermatite atópica é feito geralmente à base de medicamentos. Anti-histamínicos tomados por via oral podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença. Normalmente, eles podem ser comprados sem receita médica.

O que evitar à mesa? Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.

- Lavar sempre as roupas do seu filho com sabão líquido e ao final fazer duplo enxague; - Cortar as unhas da criança com frequência; -Remova as etiquetas das camisetas e lave as roupas novas antes de vestir. Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sabonetes com PH maior que 7,5 podem causar danos à pele . ⭕️ Por isso OS MELHORES SABONETES para peles secas , sensíveis e com dermatite são os chamados SABONETES SYNDET . São um tipo de detergente sintético que contém menos de 10% de sabonete e tem o pH ajustado entre 5,5 e 7.

Alguns fatores podem agravar ou desencadear a dermatite atópica e incluem: 1) sudorese excessiva (ambiente quente, variações repentinas de temperatura e roupas quentes), 2) baixa umidade no ambiente (aumenta o ressecamento da pele), 3) roupas de lã, tecidos sintéticos e ásperos (aumentam o prurido), 4) banhos longos ...

Além disso, ocorre desregulação do sistema imune e alergias. No entanto, é importante ressaltar que isso não significa que quem tem dermatite atópica possui imunidade baixa. Essa doença costuma ocorrer em famílias com histórico de asma e rinite alérgica, demonstrando claramente a relação genética da doença.

Medidas simples, como banhos rápidos de imersão em água morna e aplicar hidratante logo depois, ajudam a diminuir o desconforto dos sintomas da dermatite atópica.

Para se confirmar ou descartar essas possibilidades, o exame físico feito por um especialista é fundamental e geralmente suficiente, entretanto, por vezes, exames de sangue ou até mesmo coleta de material da pele (raspado ou biópsia) serão solicitados para ajudar no diagnóstico.

O intervalo entre as crises pode ser de meses ou anos, mas alguns pacientes apresentam os sintomas permanentemente.

Os chocolates estão muito pouco relacionados a dermatite atópica, porém você deve ficar atento aos pacientes com alergia ao leite de vaca, pois a maior parte dos nossos chocolates possui leite. Comprovar a presença de uma alergia alimentar não é uma tarefa fácil.

Alimentos a evitar se você tiver eczema
Certos alimentos, incluindo nozes, leite e trigo, podem desencadear a liberação de células T causadoras de inflamação e imunoglobulina-E.

Quem tem dermatite atópica pode pegar sol? Pode sim!