Quais os benefícios do sabão caseiro?

Perguntado por: adantas5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O sabão líquido caseiro é uma alternativa sustentável, muito melhor para a saúde e mais benéfica para suas roupas do que o sabão convencional industrializado. Além disso, também é uma maneira de reutilizar o óleo de cozinha, cujo descarte inadequado na pia é prejudicial ao meio ambiente.

O objectivo principal de usar sabão é limpar a pele, mas usar o tipo certo de sabão é importante para darmos à nossa pele o cuidado e a hidratação que ele merece.

Desta forma, reafirma-se a declaração da engenheira química do Inpa Ana Carolina Duarte que afirma que “o sabão produzido de maneira artesanal com o óleo de cozinha usado, vai contribuir no combate da poluição e contaminação dos esgotos.

O sabão ecológico é produzido a partir do óleo de cozinha utilizado no dia a dia e traz benefícios por não agredir a natureza e poluir o meio ambiente. Além de superar a qualidade do sabão produzido nas indústrias comuns, o sabão ecológico não agride a pelé e não contém produtos químicos como os industrializados.

O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos, e também pó.

Ele ajuda a remover manchas, mantém as roupas macias e tem um cheiro suave e natural. Além disso, ele é uma alternativa mais suave aos produtos químicos encontrados em muitos detergentes convencionais. O sabão de coco é muito indicado para lavar roupas delicadas como roupas íntimas e roupas de bebê.

O risco de banhos em excesso
Quem opta por mais de três banhos diariamente, e ainda usa sabonetes e buchas, aumenta o risco de ressecamento da pele e altera o pH cutâneo e das mucosas. Assim, há uma diminuição da proteção natural, o que desencadeia os processos inflamatórios.

O sal absorve a parte líquida da sujeira fazendo com que ela se descole mais facilmente da superfície. Atenção com a chama do fogão após a limpeza: se ela estiver na cor amarelada é porque há restos de sal na boca do fogão.

Impactos e Alternativas. No meio ambiente os sabões podem causar um processo conhecido como eutrofização, que gera grandes problemas para os corpos hídricos e a vida aquática. Outro problema é a alcalinidade excessiva de alguns sabões e a formação de espuma.

Ingredientes

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 130 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
  • 140 ml de água (para diluição da soda cáustica);
  • 30 ml de vinagre;
  • 100 ml de álcool;
  • 4 litros de água.

Assim como em toda a cosmetologia natural, trata-se de uma produção consciente, que não utiliza qualquer substância artificial na sua composição. Nos sabonetes naturais encontramos uma base de glicerina vegetal e aditivos diversos e 100% naturais, como óleos essenciais e vegetais, manteigas, ceras e argilas.

Os sabões produzem a capacidade de produzir bolhas, que são finas películas que retêm os gases. No caso do sabão, a espuma pode, sim, até certo ponto, demonstrar que ele está atuando na limpeza.

É aí que entram os sabões e detergentes (do latim detergere = limpar), que são também chamados de agentes tensoativos, pois possuem a capacidade de diminuir a tensão superficial da água e, além disso, interagem tanto com a água quanto com a gordura.

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.

Para o banho, água e sabonete são essenciais. A primeira retira as partículas mais fáceis de serem levadas com ela, e permite que o sabonete seja dissolvido de forma mais eficaz, formando espuma. Este interage com os componentes que não são solúveis em água, facilitando sua eliminação.