O que torna o sabão duro?

Perguntado por: erezende9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para fazer sabão duro, use soda cáustica. Alguns sabões ficam melhores se forem feitos com água mole (o tipo de água que faz espuma com o sabão e não deixa sedimento ou resíduos).

Se colocarmos soda cáustica (NaOH), o sabão fica duro igual ao usado para lavar roupa. Agora, se colocarmos hidróxido de potássio (KOH), o sabão fica mole tipo sabonete, portanto é o sal mais comum em produtos de higiene pessoal.

Este processo pode levar de 45 a 60 dias para ser finalizado. Durante este período, a reação de saponificação continua e o sabão vai deixando de ser alcalino para chegar próximo a neutralidade. Também ocorre a evaporação de água. Dessa forma, o sabão caseiro vai perdendo umidade e chega na sua forma final.

Existem duas classes de sabões: o sabão duro (sabão forte, sabão pedra), que se fabrica geralmente com hidróxido ou carbonato de sódio e constitui a maior parte dos sabões comuns e o sabão mole, que se fabrica com hidróxido ou carbonato de potássio.

É o chamado agente ativo de superfície (surfactante) . Reduz a tensão superficial na superfície dos líquidos, gera espuma e elimina partículas de sujeira. O sabão de sódio é um composto orgânico, um sal sódico de ácidos graxos superiores de origem vegetal ou animal.

Em muitos relatos de receitas de sabão caseiro que usam excesso de soda, com o passar dos dias, o sabão vai branqueando.

Fécula de batata, polvilho, e farinha de araruta são algumas opções. Confira a lista completa. O amido, também chamado de fécula, é um carboidrato encontrado em alimentos vegetais como o milho, a batata, o arroz e o trigo.

Pode colocar sabão caseiro no sol? Depois de pronto, despeje o produto em qualquer assadeira que tenha em casa e que esteja forrada com saco plástico. Leve para o sol e espere secar. Ele fica consistente em torno de dois dias.

Com base nos estudos realizados, pode-se concluir que é possível produzir sabão de qualidade através do óleo de cozinha residual. O uso de essência torna o cheiro do sabão agradável e o emprego da água de cinzas reduz o uso da soda cáustica na formulação, sem comprometer a eficiência do produto.

Então se a gente vai usar um óleo novo é bom colocar o sal e vai ser ótimo para o sabão líquido também se a gente for fazer sabão líquido com ele. vai dar uma consistência mais no sabão vai ficar aquele sabão mais consistente.

Os sabões mais duros são os que possuem o sódio e são usados para limpeza comum. Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.