O que é melhor ricota ou requeijão?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Para decidir qual é a melhor opção, tudo depende do intuito: caso a ideia seja consumir menos gordura e calorias, a ricota fresca, ou creme de ricota, são as melhores opções. Caso a procura seja por fonte de proteínas, vale escolher o requeijão.

O consumo deve ser feito também em porções pequenas, de 30 gramas em média, de duas a três vezes por dia. A ricota é um dos mais saudáveis, e possui apenas 51 gramas por porção.

A Ricota/Creme de Ricota é rica em nutrientes benéficos à saúde humana. Cálcio, proteína, vitamina A, potássio e fósforo fazem parte de sua composição. Sendo assim, pode fortalecer ossos e dentes e ajudar a ganhar massa muscular.

Seguindo a orientação do Guia Alimentar para a População Brasileira, a ricota seria o mais indicado.

Quais os benefícios da ricota? Queijo ou não, a ricota é um alimento interessante para dar mais variedade a dietas saudáveis. Um de seus maiores benefícios é ser rica em cálcio, que fortalece dentes e ossos, previne a osteoporose e ainda colabora com o processo de ganho de massa muscular magra.

O Creme de Ricota Président ficou em primeiro lugar por ser o menos calórico. O Creme de Ricota Quatá veio em seguida, por uma diferença praticamente insignificativa na quantidade de calorias e gorduras saturadas.

Por ser um queijo “neutro”, ela é versátil no uso em receitas diversas. Ricota lactose: a ricota não é indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose, pois mesmo sendo feita do soro do queijo, ela é considerada um derivado do leite.

Apesar de similares, requeijão, cream cheese e creme de ricota são muito similares e ótimas opções para utilizar no pão, mas qual a melhor opção ? A vitória fica para o creme de ricota que tem mais proteínas, menos gorduras e calorias.

O creme de ricota, assim como outros derivados do leite, pode ser consumido todos os dias, mas é importante ficar atento à quantidade ingerida. Navarro explica que ter poucas calorias não faz com que ele possa ser consumido sem moderação.

Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha). No caso de produtos industrializados, a nutricionista dá preferência para o creme de ricota, o cream cheese ou creme de queijo.

Requeijão
Muito usado nos lanches e no café da manhã das pessoas, o requeijão apresenta um grande teor de gorduras saturadas e colesterol, bem como baixa quantidade de proteínas. Essa combinação pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista.