Quais os benefícios do alho para infecção urinária?

Perguntado por: ujordao5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

As propriedades do alho fortalecem o nosso sistema imunológico e aumentam a produção de leucócitos, portanto ajudam em todas as formas de infecção e combate a fungos e bactérias. Por isso ele é incrível no tratamento de candidíase, gardnerella, infecções urinárias, etc.

Como fazer o chá de alho?

  1. Ferva cerca de 250 mL de água;
  2. Descasque 2 ou 3 dentes de alho;
  3. Amasse o alho e o coloque em uma xícara;
  4. Adicione água fervente e abafe com um pano;
  5. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e beba morno, sem adoçar.

MODO DE USAR
A recomendação é de 500 a 1.000mg de óleo de alho por dia, como efeito protetor, ou de 1 a 2 dentes crus e frescos por dia, que podem ser ingeridos com água, chá ou suco. Pode-se também tomar a água de alho, enchendo um copo de água e acrescentando um dente de alho picado.

Neste artigo, apresentamos 5 formas eficazes de lidar com essa condição.

  1. 1) Beba muita água. Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. ...
  2. 2) Tome medicamentos prescritos pelo médico. ...
  3. 3) Evite irritantes urinários. ...
  4. 4) Use probióticos. ...
  5. 5) Descanse. ...
  6. Conclusão.

Possui ação antioxidante, antibacteriana e antibiótica. Por conter enxofre, é um tempero que auxilia no controle da pressão arterial quando ingerida em grande quantidade.

Remédios naturais são opções eficazes para tratar infecções urinárias?

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

O consumo constante desse alimento pode combater fungos, bactérias e vírus, controlar a diabetes e até mesmo proteger a pressão arterial — segundo alguns estudos. Por isso, muitas pessoas têm incluído essa planta bulbosa na dieta, junto com outras comidas que também fazem bem para a saúde.

Esse fitoquímico presente no alho tem ação anti-inflamatória e hipotensora, e também ajuda no controle do colesterol. Possui ainda função antibiótica, auxiliando no combate a infecções causadas por micro -organismos; é um potente antifúngico, prevenindo ou inibindo a proliferação de fungos.

1 – Gengibre
Um dos remédios mais potentes que funciona incrivelmente bem para o tratamento do resfriado comum e gripe, naturalmente, é a raiz de gengibre fresco. Ela contém antioxidantes, é anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e possui propriedades medicinais para aliviar a dor.

A água, por ser líquida, contribui para eliminar os microorganismos presentes no trato urinário. Por isso, é fundamental a ingestão dela para alívio imediato dos sintomas da cistite. Não é à toa que essa dica está em primeiro lugar, beber água é hábito muito importante para manter a nossa saúde física!

Uma das recomendações para quem está com um caso comprovado de infecção urinária é ingerir mais líquidos, e o consumo de chás contribui muito para isso. Além disso, estudos comprovam que a folha de amora possui um efeito funcional e antibacteriano.

Alimentos picantes. Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.

Alho. A recomendação para pessoas com problemas nos rins é que elas consumam pouco sódio, a fim de garantir a saúde dos órgãos. Por isso, o alho é uma excelente alternativa para temperar receitas, como substituto para o sal. Saudável e saboroso.

Basta você deixar um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água, á noite. No dia seguinte, tome esse copo de água, em golinhos, durante o dia. Lembrete!

Ciprofloxacino: é um antibiótico da classe das fluorquinolonas. Costuma ser utilizado no tratamento de infecções urinárias bacterianas, como cistite, uretrite gonocócica ou pielonefrite aguda.

Quais os tipos e sintomas de infecção urinária?

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.