É verdade que o alho faz mal para o coração?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Vários estudos têm demonstrado que o alho tem propriedades anti-inflamatórias. Do mesmo modo, parece ter também efeitos ao nível do colesterol, da tensão (pressão) arterial e da glicemia (açúcar no sangue). Ao ter efeitos de redução dos fatores de risco cardiovascular, acredita-se que o alho faz bem ao coração.

Alicina e quercetina contra as doenças cardiovasculares
Ou seja, o alho é um forte aliado contra as doenças cardiovasculares. Pode-se dizer o mesmo da cebola. Ela tem função vasodilatadora e cardioprotetora por conta quercetina.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do alho? O único efeito adverso do alho é o cheiro de alho no hálito, no corpo e no leite materno. Todavia, o consumo de grandes quantidades de alho pode provocar náuseas e ardor na boca, no esôfago e no estômago.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

Efeitos colaterais e contraindicações
O alho também não é recomendado por mulheres grávidas e em fase de amamentação, principalmente em grandes quantidades ou concentrado na forma de suplemento, já que pode ter efeito abortivo, além de poder afetar o ciclo menstrual da mulher.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

Alho: é fonte de vitamina C e um ótimo antioxidante. No alho, encontramos o magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

O consumo constante desse alimento pode combater fungos, bactérias e vírus, controlar a diabetes e até mesmo proteger a pressão arterial — segundo alguns estudos. Por isso, muitas pessoas têm incluído essa planta bulbosa na dieta, junto com outras comidas que também fazem bem para a saúde.

Quais são os benefícios do alho para a saúde?

  • Combate fungos, bactérias e vírus. ...
  • Previne o câncer de cólon. ...
  • Melhora a imunidade do coração. ...
  • Ajuda a controlar a diabetes. ...
  • Melhora a pressão arterial. ...
  • Reduz o colesterol no organismo.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

É considerado um verdadeiro remédio natural. Afinal, possui ação antibacteriana, é hipocolesterolêmico (ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos) e anti-hipertensivo. Os benefícios não param por aí! O alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais.

Os exercícios cardiovasculares são importantes para garantir que o coração se mantenha sempre saudável. Movimentar o corpo regularmente estimula o coração a trabalhar com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. Além disso, o sangue flui melhor e as artérias e os vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.