Quais os alimentos que podem causar aftas?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Cerveja, vinho, refrigerante, sucos cítricos e café fazem parte da lista de bebidas que é melhor evitar se estiver se recuperando das aftas. O álcool, o açúcar, a acidez e até a temperatura elevada desses drinks podem ser desconfortáveis para quem tem o problema de saúde.

Alimentos salgados, como alguns snacks, amendoins ou batatas fritas. Frutas cítricas ou ácidas, como laranjas, limões e morangos.

O que causa a afta? Existem inúmeras causas para as aftas. Elas podem ser resultado de um sistema imunológico que está mais enfraquecido ou podem se apresentar também como um sinal físico de um período em que o estresse e a ansiedade estiveram muito elevados no indivíduo.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

Embora algumas causas da afta sejam ligadas à fatores fora do nosso controle, existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir o surgimento dessas feridas na boca. “Realizar dieta balanceada e rica em vitamina B e ferro, por exemplo, é uma maneira de evitar esse incômodo”, conta a dentista.

Para evitar esse incômodo, procure adicionar uma porção de alimentos que são fontes de Vitamina B2 e Vitamina C na sua dieta. Veja alguns exemplos abaixo: Carnes magras; Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);

Vitamina C: limão, laranja, caju, acerola, morango.

Recomendações em caso de afta
Se for muito difícil deglutir (comidas ou líquidos); Se tiver dor que não melhora com analgésicos comuns; Se as lesões durarem mais de três semanas; Se surgirem lesões nos lábios.

Frutas cítricas também podem irritar as aftas na boca
Embora sejam fontes de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, as frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi, também devem ser evitadas por quem possui aftas na boca.

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.