Quais medicamentos podem causar câimbras?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Alguns medicamentos podem causar câimbras como efeito colateral. Entre os medicamentos que podem levar a câimbras estão diuréticos, estatinas, betabloqueadores e broncodilatadores.

Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos.

O exame Potássio, é usado para medir os níveis de Potássio no sangue do paciente. Quando o resultado apresenta valores alterados, o organismo pode sofrer algumas complicações, como cãibras, acidentes vascular cerebral (AVC) e até problemas cardíacos.

Magnésio Dimalato - Auxilia na redução de câibras, fraqueza muscular e alterações emocionais.

Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar: Uso exagerado da musculatura: são as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos.

É importante a ingestão de água e sais minerais para que a contração do músculo não volte repentinamente ao menor esforço. Passado o desespero, é recomendado não forçar e interromper a atividade física até que se possa ter certeza que o músculo está recuperado - ou tentar deixá-lo repousado o máximo possível.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Apesar de não indicarem doença grave, quando as câimbras surgem mais de uma vez ao dia e duram mais que 10 minutos, elas podem ser uma indicação de alerta. Neste caso, vale procurar um médico especialista a fim de investigar as reais causas do problema.

O tratamento para a câimbra varia, incluindo o uso de analgésicos, que podem trazer alívio das dores. No momento específico da crise, o ortopedista indica a realização de um alongamento e de uma massagem do músculo afetado.

A cãibra pode ser tratada com uma compressa fria ou quente. Além disso, é possível fazer um alongamento do membro afetado, para diminuir a intensidade da dor. Por exemplo, se a panturrilha estiver com cãibras, você pode puxar o pé para cima com a mão para alongar o músculo da panturrilha.

Alguns medicamentos estão associados ao tratamento de cãibras musculares:

  • Cinarizina;
  • Mionevrix.

Qual o melhor magnésio para a câimbra? Os melhores suplementos de magnésio para câimbra são os quelatos, como o dimalato e o bisglicinato.

O magnésio dimalato é uma forma específica de magnésio que, segundo estudos, também pode ser eficaz no combate às câimbras musculares em função da sua alta biodisponibilidade.

evite “apontar” o hálux para “baixo” quando dormir. Por exemplo: na posição supina, procure manter o pé com o hálux apontado para cima (com o uso de um travesseiro). Na posição de decúbito ventral, deixe o pé “pendurado” na extremidade da cama; procure deixar o cobertor/lençol solto/frouxo sobre os pés.

“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.

Alongamento de pés, tendão e panturrilha: fique em pé, com os pés paralelos e uma das mãos nos quadris. Estique uma das pernas à frente, segurando a ponta dos pés com uma das mãos (ou as canelas), e mantendo a perna de trás um pouco flexionada; Alongamento de panturrilha inclinado: comece em pé.