Quais foram os motivos que levaram a Conjuração Baiana?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, aconteceu em Salvador, em 1798, e foi influenciada pela independência do Haiti. As causas da conjuração foram o domínio português sobre o Brasil, a escravidão e a crise social e econômica da Bahia.

Contexto e Causas
A Conjuração Baiana surge no contexto do final do século XVIII, marcado por fortes transformações sociais e políticas decorrentes da expansão do Iluminismo, que defendia ideias de liberdade, igualdade e fraternidade.

A Conjuração Baiana foi uma das rebeliões da América portuguesa influenciadas pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

Maria I, os conjurados foram punidos severamente. João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens foram enforcados e esquartejados. Os outros condenados permaneceram presos ou foram degredados. Os delatores receberam prêmio por sua lealdade à Coroa portuguesa.

A Conjuração Mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português.

Trata-se do português Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes (1756-1818), conhecido nos livros como Silvério dos Reis e sinônimo de traição ao movimento ocorrido em 1788-1789, a Inconfidência ou Conjuração Mineira, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 a 1792).

A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.

Para eles a Conjuração representava a possibilidade de viver em um país mais liberal, livre do monopólio imposto pela Coroa, garantindo-lhes a liberdade comercial e o controle sobre as ações do Governo. Enfim, significava o fim da tutela da Metrópole.

Os 6 pontos da conjuração baiana eram:

  • Abolição da Escravatura.
  • Proclamação da República.
  • Diminuição dos Impostos.
  • Abertura dos Portos.
  • Fim do Preconceito.
  • Aumento Salarial para Soldados.

Assim como os inconfidentes mineiros, os conjurados baianos defendiam a emancipação política do Brasil através do rompimento do pacto colonial.

A Conjuração Baiana foi influenciada pelos ideais iluministas e buscava aplicar esses princípios na luta por liberdade e igualdade na Bahia. Além disso, os eventos da Revolução Francesa também serviram como inspiração para o movimento, principalmente relacionados aos ideais e liberdade, igualdade e fraternidade.

A Conjuração Baiana é um movimento que ocorreu no período do Brasil Colonial, na cidade de Salvador, na Bahia, no fim do século XVIII. As ideias dos revoltosos abrangiam lutas anticoloniais e a abolição da escravidão.