Quem presidiu o Concílio de Trento?

Perguntado por: aguterres . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Concílio de Trento

Concílio de Trento ou Concílio Tridentino
Convocado porPapa Paulo III
Presidido porPapa Paulo III, Papa Júlio III e Papa Pio IV
Afluência255
Tópicos de discussãoProtestantismo, Reforma da Igreja Católica

O Concílio de Trento foi interrompido diversas vezes devido às divergências políticas e religiosas causadas pela divisão da Alemanha após a Reforma Protestante. Igualmente, as sessões foram suspendidas devido à morte dos papas Paulo III e Júlio III, bem como pela entronização de Pio IV que terminou o Concílio.

Convocado pelo Papa Paulo III, em 1546, reuniu-se no Tirol italiano, na cidade de Trento. Também foi guiado por outros Papas, Júlio III, Paulo IV, Pio V, Gregório XIII e Sisto V, com a duração de 18 anos e concluindo seu trabalho somente em 1563.

O Concílio de Trento foi uma reunião do clero católico, que aconteceu entre 1545 e 1563, que reafirmou os dogmas da Igreja questionados pela Reforma Protestante, bem como estabeleceu ações para conter o avanço do protestantismo e possibilitar a expansão da fé católica pelo mundo.

A Contrarreforma
O Papa Paulo III foi quem organizou o Concílio de Trento, com o objetivo de discutir estratégias para barrar o avanço protestante na Europa.

O Concílio de Trento, que teve a duração de 18 anos, foi uma das ações da Igreja Católica para conter o avanço do protestantismo na Europa.

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

Lutero acreditava que as almas poderiam ser salvas pelas boas obras (ou seja, por aquilo que os cristãos fizessem em vida), enquanto que Calvino defendia que a salvação só poderia acontecer por meio da predestinação.

Uma das ações principais do concílio foi a reafirmação dos dogmas da fé católica e, principalmente, da liturgia (conjunto de rituais e símbolos católicos que ordenam desde o calendário da Igreja, as etapas da vida de um fiel católico, até as partes de uma missa, etc.).

Martinho Lutero

Martinho Lutero. Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil.

1. [ Religião ] Assembleia do alto clero para tomar decisões disciplinares ou de fé. 2. Cânones ou decisões conciliares.