Quem escreveu os cinco solas?

Perguntado por: nzagalo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Esta mensagem passou a ser defendida fervorosamente e o dia 31 de outubro de 1517 foi o marco do movimento e de forma ousada, foram fixadas as 95 teses contra as indulgências na porta Igreja do Castelo de Wittemberg.

A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:

  • Sola fide (somente a fé)
  • Sola scriptura (somente a Escritura)
  • Solus Christus (somente Cristo)
  • Sola gratia (somente a graça)
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

1. Couro curtido do boi para calçado, etc. 2. Parte do calçado que assenta no chão.

Martinho Lutero

Martinho Lutero. Lutero (1483-1546) era monge agostiniano e doutor em teologia alemã. A partir de suas ideias, surgiu a Igreja Luterana, que até hoje mantêm sua força na Alemanha e em lugares de colônia alemã, até mesmo no Brasil.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo.

Sola, vem do latim e significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa. E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.

Martinho Lutero foi um crítico ferrenho da cobrança de indulgências por parte da Igreja Católica porque ela desvalorizava a confissão dos pecados e a busca por uma vida de santidade.

A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória).

O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu a partir de Martinho Lutero. O ponto central do luteranismo é a crença de que a salvação é garantida pela fé. Martinho Lutero foi o reformador que deu origem ao luteranismo.

Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas.

O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” foi substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal.

Críticas às indulgências
Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.