Qual é a maior comunidade quilombola da Bahia?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

As cinco cidades baianas que estão entre as 10 maiores do país em população quilombola são: Senhor do Bonfim (1ª): 15.999. Salvador (2º): 15.897. Campo Formoso (8º): 12.735.

Umas das comunidades que são muito conhecidas e influenciaram na cultura e costumes do nosso Estado é a comunidade Kalunga. Você já ouviu falar sobre essa comunidade? Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre esse povo.

Cinco das dez cidades mais quilombolas estão na Bahia. Além de Senhor do Bonfim e Salvador, a lista inclui Campo Formoso (com 12.735 quilombolas), Feira de Santana (12.190) e Vitória da Conquista (12.057).

Dos estados brasileiros, a Bahia é o que tem o maior número de localidades quilombolas: são 1.046 no total. Em seguida vem o estado de Minas Gerais, com 1.021, Maranhão, com 866, e o Pará, com 516 localidades quilombolas.

Atualmente, o Estado da Bahia, juntamente com o Maranhão, possui maior concentração de comunidades quilombolas no Brasil. São mais de 500 comunidades somente na Bahia, das quais 381 já foram certificadas pela Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura.

Kalunga, em Goiás, é o maior território quilombola do Brasil. São cerca de 1,7 mil famílias (10 mil pessoas) vivendo em cerca de 262 mil hectares, que cobre três municípios do estado.

Neste 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a Rádio da Pró-Índio conta a história da primeira titulação de Terra Quilombola do Brasil. Há exatos 25 anos e após muita luta, a comunidade do Quilombo Boa Vista, em Oriximiná, no Pará, conquistou o título de propriedade de suas terras.

Conheça algumas das comunidades quilombolas na Bahia

  • Povoado do Galeão - Ilha de Tinharé
  • VIla de Monte Alegre - Boipeba.
  • Quilombo Rio dos Macacos.
  • São Francisco do Paraguaçu.
  • Maragogipe - Bahia.
  • Lençois - Chapada Diamantina.
  • Santo Amaro.

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo que existiu na América Latina. Foi construído na região do atual estado de Alagoas e chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes. Foi um dos grandes símbolos da resistência dos escravos no Brasil e foi alvo de expedições organizadas por portugueses e holandeses.

As comunidades registradas são: Mata Verde, que fica na cidade de Bonito, região da Chapada Diamantina, e Ilha do Paty, em São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador.

O povo Kalunga é maior comunidade quilombola do brasil e foi retratado na primeira reportagem da série especial “Áfricas do Brasil”, do Band Notícias.

“Escolhemos o Quilombo de Ivaporunduva porque, além de ser o mais antigo de São Paulo, é um dos mais antigos do Brasil.

As comunidades quilombolas do Brasil tiveram início na metade de 1500, quando grupos de africanos e afrodescendentes escaparam da escravidão e se reuniram em comunidades coesas para resistir à recaptura, ocupando terras de difícil acesso, longe das fazendas de monocultura.