O que são valores burgueses?

Perguntado por: odias . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Esses valores viam a produção de riqueza como escape da condição natural de escassez econômica (uma lei elementar da economia). São eles, basicamente: o trabalho livre, a livre iniciativa, a liberdade de mercado, o direito de propriedade e as liberdades políticas individuais.

O burguês defendia valores que eram estranhos à sociedade medieval como a liberdade pessoal, livre comércio, direitos religiosos e civis. Ao mesmo tempo, a Europa vive o chamado “Renascimento Comercial” através das Cruzadas, e da expansão ultramarina dos séculos XV e XVI.

A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital.

A sociedade capitalista se caracteriza pelo fato de a burguesia ser a classe que detém a propriedade e o controle dos meios sociais de produção ou, pelo menos, a maior parte deles (a parte restante podendo ser constituída por empresas públicas ou estar em mãos de pequenos proprietários).

Se, anteriormente, ambas faziam parte do terceiro estado — o povo —, hoje o burguês representa a classe dominante. É ele quem detém o poder político e econômico, a partir do momento em que é dono dos meios de produção do capitalismo.

A literatura realista faz críticas aos valores burgueses e as instituições da época, como o casamento e a igreja. Alguns temas explorados desse universo são: a hipocrisia, a fraqueza humana, o egoísmo, a falsidade, os adultérios, o casamento por interesse, a impotência do ser humano diante das instituições, etc.

A linha do pensamento burguês que se firma na alta burguesia e nas seitas em atividade pequeno- burguesa revolucionária nos séculos XIII a XVI. Contemplam-se as concepções de individualismo, autonomia, racionalismo e liberdade, no que se refere ao pensamento social burguês e à sua educação escolar.

3 sinônimos de burguesia para 1 sentido da palavra burguesia: Classe social: 1 classe média, mediocracia, mesocracia.

O termo “burguesinha” vem de uma classe social, a burguesia, que surgiu no final da Idade Média. Atualmente, a palavra “burguês” pode ser utilizada de modo depreciativo, para caracterizar um indivíduo apegado a valores materiais e hábitos convencionais.

Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.

Burguesia é compreendida como a classe dominante, dona dos meios de produção, das matérias-primas e detentoras do capital financeiro. Já o proletariado representa a classe trabalhadora, dona apenas da própria força de trabalho. Essa distinção é feita com base na doutrina marxista.

O burgo era um modelo de pequena cidade, cidadela, que começou a aparecer na Europa na transição da Idade Média para a Idade Moderna, isto é, entre os séculos XIV e XV.

Motivada por seus interesses comerciais, a burguesia buscou a implantação de uma nova insti- tuição política - o Estado Moderno, que se caracterizava pela maior unidade do poder e, consequente- mente, pelos ordenamentos jurídicos centralizados, os quais possibilitavam oferecer maior segurança jurídica e garantias aos ...

Os nobres eram membros da família real ou tinham adquirido títulos através da compra. Essa categoria representava 2% da população. Burguesia – Conhecida como Terceiro Estado. A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população.

Por proletariado, a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver”. Karl Marx é o pensador cujo conceito de proletariado é o mais utilizado até hoje.

A burguesia passa a apoiar o rei por meio de doações e empréstimos. Nobreza se aproxima do rei, visando manter privilégios. Os camponeses passam a ver o rei como protetor. O rei protegeu o comércio e concedeu aos burgueses cargos públicos.